Com 1993 metros de altitude, a Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal Continental. As paisagens e as maravilhas naturais atraem milhares de pessoas a esta região. No inverno, enche-se de amantes do frio e da neve, que aproveitam para praticar vários desportos nas estâncias de ski.
Descubra os encantos da Serra da Estrela, a gastronomia da região e não deixe de visitar os 6 lugares imperdíveis perto da Torre. Aproveite para fazer um passeio mais virado para a Natureza.
A Torre é a zona mais alta da Serra da Estrela e é onde está localizado um torreão com sete metros de altura, mandado construir por D. João VI, em 1802. É este torreão que dá nome ao local.
É perto daqui que encontrará a estância de ski que faz a delícia dos amantes de desportos de inverno. Desde o ski ao snowboard, passando pelos simples bonecos de neve em família, são várias as atividades que pode experimentar.
Dê um passeio de telecadeira, que é uma excelente forma de apreciar as paisagens envolventes.
Ainda perto da Torre, visite o Centro de Interpretação, onde poderá encontrar uma exposição sobre a fauna, a flora, a geologia e a história da Serra da Estrela.
O principal objetivo do espaço é promover atividades e desenvolver projetos de forma a preservar a Serra da Estrela, bem como dar a conhecer a quem por lá passa todo o património da região.
Esta zona é muito rica em lagoas e covões (covas de grandes dimensões). E, como tal, se seguir em direção ao Sabugueiro, e passando a pista de ski, depara-se com duas pequenas lagoas. São a Lagoa do Serrano e a Lagoa do Covão das Quelhas. Se continuar a descer a estrada, encontrará a Barragam do Covão do Meio.
Se quiser explorar esta zonas, pode fazê-lo através de caminhadas pelos trilhos de terra batida. Imbuído pela paisagem de cortar a respiração e por toda a flora que encontrará pelo caminho, verá que será uma experiência inesquecível.
Também na região, pode visitar a Lagoa Comprida, que é o reservatório de uma barragem. Foi a primeira lagoa no país a ser utilizada para aproveitamento hidroelétrico. Pode subir à “lagoa” através de umas escadas.
Aproveite para apreciar toda a paisagem envolvente e caminhe nas zonas em redor da barragem.
Partindo da Lagoa Comprida, pode iniciar um trilho até ao Covão dos Conchos, um elemento bastante peculiar: um túnel com cerca de 1,5 quilómetros de extensão, que tem como objetivo conduzir as águas da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida.
A caminhada dura cerca de uma hora até lá chegar e não há outra forma de o fazer senão a pé. No entanto, é um trilho que vale a pena.
Se continuar a descer para o Sabugueiro, encontrará outra barragem: a do Covão do Curral. Existe mesmo um caminho que lhe permite chegar junto à água. Com sorte, ainda dará de caras com um casal de cegonhas pretas, aves que costumam frequentar a região.
Não se esqueça que, no inverno, pode haver estradas fechadas por causa da neve.
Outros destinos: descubra as maravilhas escondidas nas cidades de Lisboa, Aveiro, Peniche, Estremoz, Évora, Silves, Faro e Funchal.
Veja, ainda, na PROTESTE CASA, os apartamentos, estúdios, moradias e terrenos em Seia, Covilhã e Guarda para comprar ou arrendar.
Descubra o que o centro de Portugal tem para lhe oferecer na nova edição do guia prático da DECO PROTESTE.