Por vezes, não é fácil manter as crianças entretidas durante as férias, sobretudo se forem mais prolongadas e começarem a faltar ideias. Use a sua criatividade e organize as melhores atividades sem sair de casa.
Está pronto para ser o rei ou a rainha da diversão doméstica? Veja as sete atividades que pode fazer com os mais novos.
Os trabalhos manuais são uma excelente forma de entreter as crianças e, ao mesmo tempo, apelar à sua criatividade.
Pinte quadros utilizando aguarelas, crie fantoches com meias velhas e faça desenhos engraçados, por exemplo. Pode, ainda, cortar uma maçã ao meio e fazer carimbos com tintas, de preferência, laváveis.
Crie cidades em cartão e, se se aproximar o aniversário de algum familiar, aproveite para fazer uma prenda personalizada.
As plasticinas também fazem as delícias dos mais novos. Molde personagens em plasticina e habite a cidade que fez em cartão.
Sabe aqueles jogos de tabuleiro que jogava quando era criança e que já não lhes pega há vários anos? Retire-lhes o pó e mostre aos seus filhos os jogos que marcaram a sua infância.
Lance os dados e ensine-os como jogar. Monopólio, mímica, cartas, dominó, Mikado, puzzles, Pictionary e Party & Co, por exemplo, são alguns dos mais conhecidos.
Vá buscar os aventais e inclua-os na preparação de refeições simples. Faça panquecas, bolachas de chocolate, muffins ou um bolo de iogurte, por exemplo. Um dia não são dias e eles vão adorar. O caos final na cozinha compensará.
Existem várias receitas de lanches saudáveis fáceis de preparar com crianças. Não se esqueça que um dos segredos para os convencer a comer de forma saudável é incluí-los no processo de preparação, tornando as refeições apelativas e divertidas.
Monte um palco improvisado na sala e crie uma pequena história engraçada. Defina quem é que personagem e, de seguida, vá com eles até ao seu armário para os vestir a rigor para a peça. É uma atividade bastante interativa que envolve a família toda.
Até podem apresentar o teatro no próximo jantar de família. Vai ser um sucesso.
Pegue em almofadas e lençóis e construa um forte, uma casa ou um acampamento de índios na sala, por exemplo. O tipo de construção fica ao critério da imaginação de cada um.
Pode elevar a fasquia da diversão e organizar uma festa de pijama na sala, com camas no chão e tudo a que têm direito.
Organize uma tarde de cinema em casa. Faça pipocas e escolha um filme divertido e com uma mensagem adjacente. No final, até pode tornar essa sessão uma atividade didática, questionando-os sobre qual foi a lição que retiraram do filme.
Hoje em dia, existem vários filmes para crianças bastante educativos e apelativos. E, com o aparecimento das plataformas de streaming, a variedade tornou-se maior.
Na Era digital, são raras as famílias que continuam a ter álbuns de fotografias físicos. Pois bem, leve os seus filhos numa viagem no tempo e construam, em conjunto, um álbum com as fotografias dos melhores momentos passados em família. Mas não o deixe morrer e vá atualizando com a ajuda dos miúdos. É uma excelente forma de criar memórias.