A próxima meta importante da sua vida é arrendar uma casa? Para que este capítulo que se avizinha seja como imaginou, existem alguns fatores a ponderar, nomeadamente, as características da casa e o ambiente à sua volta.
Existem programas que tornam o arrendamento acessível a todos. Conheça o Programa de Apoio ao Arredamento e o Porta 65.
Veja o que deve ter em conta antes de escolher uma casa para arrendar.
A primeira coisa que deve verificar é a localização da casa que lhe suscitou interesse. Por exemplo, se ficar muito longe do seu local de trabalho ou, caso seja estudante, do seu estabelecimento de ensino, tem de incluir as despesas de deslocação na sua ponderação.
A segurança da zona onde a casa se situa também é importante para o seu bem-estar. Dê preferência a áreas arejadas e bem frequentadas.
Apesar de encarecer a renda, se possível, opte por uma casa perto de estações ou paragens de transportes públicos. Compensará a longo prazo.
Se estiver à procura de uma casa para morar com a sua “cara-metade” ou com um amigo, tem de escolher uma tipologia de imóvel que se adeque ao número de pessoas que nele vai habitar. É mais fácil partilhar casa, pois consegue dividir a renda e as despesas de luz, água, gás, eletricidade e limpezas.
Se for morar sozinho, ficará com todas estas despesas a seu encargo. Opte, assim, por uma casa com menos divisões, o que, à partida, baixará a renda.
Deve reunir todos os gastos que acha que vai ter ao arrendar determinada casa e fazer contas. A taxa de esforço, com o valor da renda incluído, não deve ultrapassar os 35% do rendimento mensal do agregado familiar.
Se a casa que queria pesa muito no seu orçamento familiar, provavelmente, terá de optar por outra. Não arrende um imóvel que lhe possa vir a dificultar a vida financeiramente.
Arrendar um imóvel mobilado é, à partida, mais prático, principalmente quando se trata de arrendamento de curta duração. No entanto, tenha em conta que o senhorio pode cobrar um valor mais elevado por isso.
Saiba que cuidados deve ter se arrendar uma casa mobilada.
Por outro lado, se mobiliar a casa de raiz, terá de adicionar este custo às despesas. Porém, estará tudo mais ao seu gosto e sentir-se-á mais “em casa”.
Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. É uma questão de as pesar.
Não opte por nenhuma habitação antes de a visitar e de ter todas as informações sobre o imóvel. Aquando da visita, verifique se tudo corresponde ao esperado (estado da casa, sistema elétrico, canalização, entre outros).
Posteriormente, peça alguns documentos do imóvel, tais como, certidão predial, caderneta predial, licença de utilização, certificado energético, seguro contra risco de incêndio e identificação do proprietário.
Se arrendar através de uma mediadora, não terá de se preocupar com estas questões burocráticas.
Já cumpriu todos estes passos e escolheu a sua casa? Veja mais dicas referentes ao contrato.
Está com dúvidas se deve arrendar casa ou comprar? A Proteste Casa ajuda-o a decidir.