DECO PROTeste Casa - arrendar casa mobilada

Arrendar casa mobilada: cuidados a ter

Quando arrenda um imóvel, é importante ter alguns aspetos em atenção, entre os quais a mobília. Veja os cuidados a ter se a casa estiver mobilada.

 

A escolha de um imóvel para arrendar deve ter em consideração alguns fatores. Terá de procurar uma casa com o tamanho adequado e a localização mais favorável para si, a um preço que não represente um problema no seu orçamento.

Outra variável a ponderar é a mobília. Prefere que o imóvel esteja mobilado ou vazio? Ambas as opções têm vantagens.

Por um lado, uma casa vazia permite-lhe levar os seus móveis, se os tiver, ou decorar o espaço a seu gosto (neste caso, terá de contar com o investimento no mobiliário). Por outro lado, uma casa mobilada oferece uma solução pronta a habitar a quem não tem mobiliário próprio. É uma opção ideal para arrendamentos de curta duração (estudantes e professores deslocados, por exemplo). No entanto, o senhorio pode pedir um valor mais elevado.

Caso escolha viver numa casa já mobilada, saiba os cuidados que convém ter.

Móveis em casa arrendada devem ficar no contrato

Os cuidados a ter no caso de um imóvel para arrendar com mobília começam na visita. Verifique no local se as fotos do anúncio correspondem às expectativas, se a casa e o prédio estão degradados, qual o estado do sistema elétrico, da canalização e dos móveis.

Se decidir avançar, garanta que o contrato de arrendamento especifica todos os elementos necessários, entre os quais o valor da renda, a duração do arrendamento e o prazo para denúncia do contrato. Estando a casa mobilada, a lista de bens deve ficar registada num anexo ao contrato. Esse documento deve conter a descrição completa dos equipamentos, dos objetos e do mobiliário do imóvel, de preferência, indicando o respetivo estado de conservação.

DECO PROTESTE disponibiliza uma minuta: Anexo a contratos de arrendamento de imóveis mobilados e equipados

Mobília do senhorio? Cuidados redobrados

Viver numa casa arrendada com a mobília implica cuidados redobrados no dia-a-dia. Claro que existe um desgaste expectável dos móveis com a sua utilização. Contudo, danos visíveis que não estavam mencionados poderão levar o senhorio a exigir que reponha o item danificado, ou fazê-lo perder a caução que pagou no início do contrato.

A caução serve para assegurar a reparação de eventuais danos que os arrendatários provoquem na casa. Se não houver danos, é devolvida no final do contrato.

Procura casa para arrendar? Veja na PROTESTE CASA