DECO PROTeste Casa - castelo de vide sitios visitar
iStock

Castelo de Vide: 7 sítios para visitar na vila medieval

A vila no Alto Alentejo recebe, todos os anos, a Páscoa em festa. Viva as tradições antigas de Castelo de Vide e conheça sete lugares de destaque. 

 

Conjugando as raízes judaicas com a cultura católica, Castelo de Vide recebe, anualmente, a Páscoa com grande entusiamo. Durante a Semana Santa, milhares de castelo-videnses enchem as ruas da vila alentejana para fazerem parte das procissões, dos rituais e das festas pascais, repletas de música e simbolismo. 

Visite Castelo de Vide na semana da Páscoa, desfrute de todas as festividades e conheça, ainda, sete lugares imperdíveis de uma das vilas mais medievais do Alentejo.  

1. Miradouro da Senhora da Penha

Antes de chegar a Castelo de Vide, visite o Miradouro da Senhora da Penha. Daí, terá uma vista panorâmica sobre a vila alentejana, Marvão, as duas margens do rio Tejo e, ainda, mais a norte, as serras da Gardunha, Estrela e Açor.  

Aproveite para absorver toda a paz que este lugar lhe dará. 

2. Fonte da Vila

Está na hora de descer em direção a Castelo de Vide, considerada, por D. Pedro V, a Sintra do Alentejo. Assim que chegar à vila, e depois de passear pelo centro, aprecie a Fonte da Vila, situada na judiaria de Castelo de Vide. 

A fonte está situada numa praça caracterizada pelos vestígios judaicos (imagem: iStock).
 

É uma construção de 1500 e foi levada a cabo pela comunidade judaica. Decorada com as armas de Portugal e de Castelo de Vide, bem como por uma tulipa suportada por duas crianças, a fonte foi utilizada para batizar, forçosamente, milhares de judeus. Este ritual ficou imortalizado nas colunas da fonte através de cruzes simbólicas. 

Percorra as ruas, bem conservadas, da judiaria e aprecie as ombreiras das portas ogivais, com mais de 500 anos. Castelo de Vide possui o mais importante conjunto de portas em ogiva do país.  

3. Sinagoga medieval

Ainda na parte da vila repleta de vestígios judaicos, na zona mais íngreme fora da proteção das muralhas, encontre a sinagoga medieval.   

É um edifício pequeno, com duas portas e duas divisões. Foi restaurada recentemente e convertida em museu. 

4. Castelo e burgo medieval

Suba em direção ao imponente castelo, que exibe, como toda a vila, portas ogivais grandiosas. Foi construído no reinado de D. Afonso III, mas a construção apenas foi terminada quando D. Afonso IV subiu ao trono. 

Do castelo, consegue ter uma vista privilegiada sobre a vila de Castelo de Vide (imagem: iStock).
 

O castelo medieval de Castelo de Vide, para além da vista incrível sobre o Alto Alentejo, tem uma planta quadrangular, com cinco torres e cubelos circulares. Aproveite e saiba mais sobre a vida de Salgueiro Maia, na exposição dedicada ao Capitão de Abril, na Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

Visite, ainda, o burgo da cidade, integrado nas muralhas do castelo.  

5. Igrejas

A vila de Castelo de Vide é muito rica em igrejas. No centro, conheça a Igreja de Santa Maria da Devesa, a igreja-matriz, caraterizada pela sua arquitetura barroca e neoclássica. Nela encontra o Museu Paroquial de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto.

Situada, por sua vez, no interior das muralhas do castelo, visite a Igreja da Nossa Senhora da Alegria, reedificada no século XVII. Destaca-se pelas suas dimensões reduzidas e pelo painel de azulejos e a imagem da Nossa Senhora que lhe dá o nome na fachada. 

Admire, ainda, a Igreja de São Salvador do Mundo, a mais antiga de Castelo de Vide. Situa-se a norte da vila e, em tempos, funcionou com Centro de Interpretação do Megalitismo. Julga-se ser datada do século XIII e tem traços românicos. 

Junto ao Forte de São Roque, um exemplo de arquitetura militar moderna, visite a Igreja com o mesmo nome. É composta pela galilé, pela nave, pela capela-mor e por uma construção anexa.  

6. Parque Natural de São Mamede

Este parque na serra de São Mamede estende-se por vários municípios, englobando Castelo de Vide. Conta com várias espécies de fauna e flora e tem cerca de 56 mil hectares.  

A conservação e preservação de que é alvo, bem como o contributo para o desenvolvimento económico e cultural da região, aliado à diversidade geomorfológica e natural, são características que o tornam uma riqueza em pleno Alentejo.  

7. Menir da Meada

Se procura relíquias, não deixe de observar o menir da Meada, que foi erguido no sexto milénio antes de Cristo.  

O menir de Meada situa-se a 12 quilómetros para norte de Castelo de Vide (imagem: iStock).
 

É considerado o maior menir da Península Ibérica, pois tem 7,52 metros de altura e pesa cerca de 18 toneladas. Estas estruturas de pedra eram erguidas, pelos homens neolíticos que dependiam das técnicas agrícolas, para estimular a capacidade reprodutiva da terra.  

Outros destinos: descubra as maravilhas escondidas nas cidades de Aveiro, Estremoz, Évora, Faro, FunchalLisboa, LouléPeniche, Serra da Estrela, SilvesTorres Vedras. 

Veja, ainda, na DECO PROteste Casa, os apartamentos, estúdios, moradias e terrenos em Portalegre para comprar ou arrendar. 

Descubra o que o sul de Portugal tem para lhe oferecer na nova edição do guia prático da DECO PROteste.