Conjugando as raízes judaicas com a cultura católica, Castelo de Vide recebe, anualmente, a Páscoa com grande entusiamo. Durante a Semana Santa, milhares de castelo-videnses enchem as ruas da vila alentejana para fazerem parte das procissões, dos rituais e das festas pascais, repletas de música e simbolismo.
Visite Castelo de Vide na semana da Páscoa, desfrute de todas as festividades e conheça, ainda, sete lugares imperdíveis de uma das vilas mais medievais do Alentejo.
Antes de chegar a Castelo de Vide, visite o Miradouro da Senhora da Penha. Daí, terá uma vista panorâmica sobre a vila alentejana, Marvão, as duas margens do rio Tejo e, ainda, mais a norte, as serras da Gardunha, Estrela e Açor.
Aproveite para absorver toda a paz que este lugar lhe dará.
Está na hora de descer em direção a Castelo de Vide, considerada, por D. Pedro V, a Sintra do Alentejo. Assim que chegar à vila, e depois de passear pelo centro, aprecie a Fonte da Vila, situada na judiaria de Castelo de Vide.
É uma construção de 1500 e foi levada a cabo pela comunidade judaica. Decorada com as armas de Portugal e de Castelo de Vide, bem como por uma tulipa suportada por duas crianças, a fonte foi utilizada para batizar, forçosamente, milhares de judeus. Este ritual ficou imortalizado nas colunas da fonte através de cruzes simbólicas.
Percorra as ruas, bem conservadas, da judiaria e aprecie as ombreiras das portas ogivais, com mais de 500 anos. Castelo de Vide possui o mais importante conjunto de portas em ogiva do país.
Ainda na parte da vila repleta de vestígios judaicos, na zona mais íngreme fora da proteção das muralhas, encontre a sinagoga medieval.
É um edifício pequeno, com duas portas e duas divisões. Foi restaurada recentemente e convertida em museu.
Suba em direção ao imponente castelo, que exibe, como toda a vila, portas ogivais grandiosas. Foi construído no reinado de D. Afonso III, mas a construção apenas foi terminada quando D. Afonso IV subiu ao trono.
O castelo medieval de Castelo de Vide, para além da vista incrível sobre o Alto Alentejo, tem uma planta quadrangular, com cinco torres e cubelos circulares. Aproveite e saiba mais sobre a vida de Salgueiro Maia, na exposição dedicada ao Capitão de Abril, na Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
Visite, ainda, o burgo da cidade, integrado nas muralhas do castelo.
A vila de Castelo de Vide é muito rica em igrejas. No centro, conheça a Igreja de Santa Maria da Devesa, a igreja-matriz, caraterizada pela sua arquitetura barroca e neoclássica. Nela encontra o Museu Paroquial de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto.
Situada, por sua vez, no interior das muralhas do castelo, visite a Igreja da Nossa Senhora da Alegria, reedificada no século XVII. Destaca-se pelas suas dimensões reduzidas e pelo painel de azulejos e a imagem da Nossa Senhora que lhe dá o nome na fachada.
Admire, ainda, a Igreja de São Salvador do Mundo, a mais antiga de Castelo de Vide. Situa-se a norte da vila e, em tempos, funcionou com Centro de Interpretação do Megalitismo. Julga-se ser datada do século XIII e tem traços românicos.
Junto ao Forte de São Roque, um exemplo de arquitetura militar moderna, visite a Igreja com o mesmo nome. É composta pela galilé, pela nave, pela capela-mor e por uma construção anexa.
Este parque na serra de São Mamede estende-se por vários municípios, englobando Castelo de Vide. Conta com várias espécies de fauna e flora e tem cerca de 56 mil hectares.
A conservação e preservação de que é alvo, bem como o contributo para o desenvolvimento económico e cultural da região, aliado à diversidade geomorfológica e natural, são características que o tornam uma riqueza em pleno Alentejo.
Se procura relíquias, não deixe de observar o menir da Meada, que foi erguido no sexto milénio antes de Cristo.
É considerado o maior menir da Península Ibérica, pois tem 7,52 metros de altura e pesa cerca de 18 toneladas. Estas estruturas de pedra eram erguidas, pelos homens neolíticos que dependiam das técnicas agrícolas, para estimular a capacidade reprodutiva da terra.
Outros destinos: descubra as maravilhas escondidas nas cidades de Aveiro, Estremoz, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Loulé, Peniche, Serra da Estrela, Silves e Torres Vedras.
Veja, ainda, na DECO PROteste Casa, os apartamentos, estúdios, moradias e terrenos em Portalegre para comprar ou arrendar.
Descubra o que o sul de Portugal tem para lhe oferecer na nova edição do guia prático da DECO PROteste.