DECO PROTeste Casa - como limpar bem janelas de vidro

Como limpar bem janelas de vidro

Gosta de ter as janelas de vidro impecáveis, mas não consegue evitar as manchas? Confira as nossas dicas para um resultado perfeito.

 

Por muito limpo que esteja o interior da casa, se os vidros das janelas estiverem sujos, a sensação de limpeza poderá diminuir. Mas se já lhe aconteceu ficar com os vidros manchados ou com estrias após a limpeza, sabe como pode ser frustrante dedicar o seu tempo e não conseguir um resultado perfeito.

Siga as nossas dicas para que esta tarefa tenha um final feliz para si e possa desfrutar de janelas irrepreensivelmente limpas.

Limpeza regular das janelas de vidro

Para os vidros das janelas se manterem limpos, uma limpeza a cada duas semanas é normalmente suficiente (se a janela estiver muito suja, veja a secção seguinte). A escolha do dia ou da hora para fazer a tarefa é muito importante. Se possível, limpe as janelas em dias sem sol, pois a luz solar faz com que os vidros sequem mais rapidamente, originando manchas. Caso tenha mesmo de limpar em dias de sol, faça-o numa altura em que as janelas estejam à sombra.

Para desimpedir a área onde está a trabalhar, enrole e pendure os cortinados. Comece por aspirar os parapeitos e as calhas das janelas. Este passo evita que o pó e outras sujidades acumulados nestes locais não só se infiltrem no interior da casa, como impeçam o normal deslizamento das janelas nas calhas.

Utilize um bom produto limpa-vidros e panos macios e absorventes para limpar os vidros. Se preferir soluções caseiras, junte 100 gramas de perborato de sódio ou 30 mililitros de vinagre a um pequeno balde com água quente e limpe com um pano de camurça. Limpe os vidros de cima para baixo.

Uma borracha limpa-vidros (também conhecida por rodo) é útil para abranger grandes extensões de cada vez. Limpe-a após cada passagem.

Se quiser um resultado mais brilhante, finalize o trabalho limpando o vidro já lavado e seco com papel de jornal amarrotado, o que também elimina os pelos persistentes.

Limpar as janelas de vidro a fundo

É aconselhável fazer uma limpeza a fundo das janelas de vidro pelo menos uma vez por ano, após o inverno. No entanto, condições atmosféricas adversas, como chuva e nuvens de poeira, podem tornar necessário fazer esta manutenção mais amiúde.

Se olhar para os vidros e estiverem visivelmente sujos, com aspeto empoeirado e marcas de pingos de chuva, está na hora. Lembre-se de escolher dias mais enevoados para desempenhar a tarefa, ou esperar que as janelas fiquem à sombra da casa.

Mais uma vez, comece por enrolar e pendurar os cortinados, e aspirar os parapeitos e as calhas da janela. A seguir, limpe a caixilharia e os vidros com um pano húmido, para remover o pó alojado em todas as superfícies da janela. Este passo é fundamental se as janelas estiverem muito sujas, sobretudo se parecerem lamacentas. Passar diretamente ao passo seguinte fará com que a sujidade e o produto limpa-vidros se unam para lhe complicar a vida.

Já com a janela limpa, passe com o produto limpa-vidros (ou a receita caseira), de cima para baixo, e seque bem, para evitar manchas. Também pode utilizar o rodo, limpando-o sempre após cada passagem. Finalize com papel de jornal amarrotado, para conferir um brilho extra às suas janelas.

Esta tarefa pode ser algo cansativa, especialmente se tiver janelas grandes. Como Roma e Pavia não se fizeram num dia, opte por dividir o trabalho, para não se sentir sobrecarregado ao fim de algum tempo.