Onde está o comprovativo de IRS de 2021? E o contrato do seguro da casa? Se faz estas perguntas como se procurasse respostas para os maiores mistérios do mundo, este artigo é para si.
Arrumar devidamente os papéis em casa não é apenas uma questão de manter a ordem no lar e evitar acumulações de pó. Se não encontrar documentos como os dos exemplos que demos, pode até significar problemas e um eventual prejuízo.
No caso de haver uma inspeção tributária que incida sobre o IRS, por exemplo, pode ser necessário ter não só aquele comprovativo, como as faturas que foram consideradas, receitas médicas, entre outros documentos.
Conheça também 7 dicas para manter a casa arrumada
Por onde podemos começar para organizar os papéis em casa? Se é fã de listas na internet, este artigo também é para si.
Para começar, selecione o local onde vai guardar os papéis. É sempre melhor sabê-los numa única divisão da casa.
Divida os documentos por estado: pendentes (pagamentos, por exemplo) e tratados. No último caso, deve arqivá-los (veja como no passo a seguir).
O mais simples para arquivar os papéis será dividi-los por categorias: seguros, contas, documentos das finanças, etc. Será também prático arrumá-los em pastas ou dossiês e dividi-los por etiquetas visíveis.
Boletim de vacinas, passaportes e outros documentos pessoais devem estar divididos pelos respetivos portadores, em pastas separadas.
Ainda tem contas de água em papel? São antigas e desnecessárias, por certo. Ou aquele contrato antigo com uma operadora de serviços de televisão, net e telefone, que substituiu por outra?
O destino é o mesmo: o ecoponto azul, que se destina à recolha de papel. Mas atenção: documentos fiscais, como comprovativos de IRS, devem ser guardados durante quatro anos.
Se os seus livros também estão a precisar de ser organizados, siga as dicas da DECO PROteste Casa
Sempre que puder, digitalize os papéis. Assim libertará muito mais espaço em casa. Guarde os documentos digitalizados numa pasta no computador, bem identificada, para não ter de andar à procura quando precisar. Em vez de revirar gavetas, neste caso, poderá ter de andar numa procura desesperada em pastas do computador...
Ao aderir à digitalização, também se protegerá quanto à tinta de alguns documentos, como algumas faturas, que pode desaparecer com o decurso do tempo.
Precisa de destralhar? Veja 6 dicas para ganhar mais espaço em casa