DECO PROTeste Casa - comprar ou contruir casa como decidir vantagens e desvantagens

Comprar ou construir casa? Ajudamos a decidir

Está indeciso entre comprar ou construir a sua casa? A Proteste Casa elenca as principais vantagens e desvantagens de uma e de outra opção.

 

Se pretende viver numa moradia, é possível que hesite entre comprar ou construí-la de raiz. Ambas as possibilidades têm vantagens e inconvenientes e dependem, em grande medida, do tempo e do dinheiro disponíveis.

Veja a seguir alguns argumentos contra e a favor de cada uma das opções, para ajudá-lo a chegar a um veredito.

Casa pronta a habitar

Não haja dúvidas: o processo de compra de uma casa será muito mais rápido do que adquirir um terreno, aguardar pelo licenciamento e esperar pela conclusão da construção. Mas esta facilidade tem um senão: encontrar a casa que idealizou, no local que mais lhe convém e a um preço compatível com o orçamento disponível pode ser uma tarefa complicada.

Em muitos casos, acabará por ter de optar por uma solução de compromisso entre aquilo que pretendia e o que encontrar disponível para venda. Por outro lado, todo o processo até ter a chave da casa em sua posse será muito mais simples do que se optar pela construção da casa.

Outra hipótese passa por comprar um imóvel usado que pode remodelar e, nesse caso, terá maior liberdade na personalização da casa.

Feita à sua medida

Se não tiver pressa em mudar-se para a nova casa, a construção da moradia será, provavelmente, mais vantajosa. Poderá comprar um terreno e dar início a um projeto de construção que cumpra, de raiz, todos os requisitos que são importantes para si.

Mas há que estar preparado para um processo que exige muito tempo, disponibilidade e paciência. Começando pela escolha do terreno e a verificação da viabilidade de construção. Seguem-se depois inúmeras outras etapas, que passam por discutir o projeto da casa do edifício, reunir com especialistas de diversas áreas (arquitetos, engenheiros, construtores civis, técnicos camarários, etc.), solicitar autorizações à câmara municipal e, se for caso disso, às demais entidades envolvidas, escolher materiais de construção divisões, etc.

O próprio financiamento tenderá a ser mais burocrático do que num crédito à habitação para a compra de casa construída, já que, nestes casos, o dinheiro é libertado por tranches, à medida que a obra vai avançado, e só depois de realizadas as devidas vistorias.

Embora seja uma opção mais demorada e exigente, a construção permite-lhe obter a casa que deseja a um custo mais reduzido, já que elimina a margem de lucro que caberia a um construtor ou intermediário. Além disso, o valor que pagará de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) será, em princípio, inferior ao imputado à compra de um imóvel, já que se aplica apenas ao terreno.