DECO PROTeste Casa - dicas para manter a casa arrumada
iStock

7 dicas para manter a casa arrumada

Manter a casa arrumada contribui para uma maior sensação de conforto. Siga as nossas dicas e desfrute de uma casa mais limpa e organizada.

 

Só há uma forma de manter uma casa permanentemente arrumada: deixar tudo em ordem, sair e não regressar. Mesmo assim, a casa acabaria por ficar cheia de pó, móveis ou portas iriam dar de si e eventuais intempéries dariam o golpe de misericórdia, arruinando o seu trabalho.

Temos de nos resignar: para manter uma casa arrumada quando habitada por uma família, é preciso estar constantemente a… arrumar. E como o que tem de ser tem muita força, mais vale fazê-lo bem, para evitar trabalhos maiores.

Saiba como, com as dicas da DECO PROteste Casa.

1.  Um sítio para cada coisa, cada coisa no seu sítio

Pode parecer óbvio, mas se alguma coisa não tiver um sítio específico, irá aparecer nos locais mais inusitados e, quando precisar dela, a probabilidade de não saber onde está é grande. Encontre um local para arrumar o objeto e volte a colocá-lo lá após a utilização.

2.  Arrume de imediato tudo o que usa

A melhor maneira de manter uma sala ou uma cozinha ordenada é: não desarrumar, de todo, ou arrumar de imediato. Enquanto cozinha, pode ir colocando todos os utensílios de volta ao seu lugar ou na máquina da loiça. Se deixar sempre o lava-loiça impecável antes de se deitar, poderá ver magia a acontecer. Rapidamente, vai estender essa medida à bancada, ao resto da cozinha e muito mais.

3.  Aproveite momentos curtos para arrumar

Decidir fazer uma limpeza a fundo, incluindo ver-se livre de tudo o que está a mais, começando por uma divisão e terminando na última, é uma boa opção, mas vai requerer total dedicação durante vários dias. Além de que não será isso que irá manter a casa arrumada.

O que mantém a casa arrumada são os pequenos hábitos diários. Tem cinco minutos livres? Ajeite o sofá e as almofadas, passe o pano do pó pelas superfícies, ponha todos os sapatos na sapateira, limpe o interior do frigorífico ou tire a loiça da máquina.

Há inúmeras tarefas que demoram apenas cinco, 10 ou 15 minutos a concluir. Pode fazê-las de manhã ou ao final do dia. Facilmente chegará à meia hora por dia, sem dar por isso. Além da satisfação das tarefas concluídas, no total são duas horas e meia de trabalho que deixará de fazer no fim de semana.

4.  Não deixe para amanhã o que o seu “eu” futuro lhe agradecerá por ter feito hoje

Quando se trata de tarefas pequenas, é fácil pensar que dá para fazê-las mais logo. Mas, lembre-se: se as fizer já, o seu “eu” de amanhã estar-lhe-á grato por não ter mais esse afazer para concluir. É uma questão de autodisciplina.

Se tem uma máquina de roupa para pendurar ou roupa para guardar nos roupeiros, se viu que o espelho da casa de banho precisa de ser limpo, pode fazê-lo de imediato. Leva menos de 15 minutos. Lembre-se de que poucos minutos de cada vez representam várias horas no final da semana.

5.  Descarte o que não lhe faz falta

A maior parte das pessoas tem mais coisas do que aquelas com que consegue lidar. Procure descartar-se gradualmente de tudo o que efetivamente não precisa. Afinal, as coisas também não chegaram a sua casa num só dia.

Muitas pessoas têm em casa pequenos eletrodomésticos que já não usam. Vale a pena mantê-los? Porque não vendê-los num site de artigos em segunda mão? Alguma vez verificou quantas canetas e lápis tem? Precisa mesmo de tudo isso? Guarda as instruções dos equipamentos? Sabe que, geralmente, estão disponíveis online? Mantém os folhetos de supermercado ou de restaurantes? Precisa mesmo de todos? Quando os consultou pela última vez?

Começando por objetos tão simples como estes pode facilmente libertar-se de “tralha” que, de facto, não precisa. Pense em pequenos espaços para organizar: uma gaveta, uma prateleira, uma caixa. Pode fazê-lo num daqueles curtos períodos referidos anteriormente.

6.  Mantenha as superfícies sem objetos desnecessários

As superfícies planas têm tendência para atrair objetos. Podem ser tão variados como livros, canetas, óculos, telemóveis, moedas, carteiras, chaves, copos ou chávenas esquecidas na sala; produtos de higiene e beleza abandonados aqui e ali; encomendas acabadas de chegar; correspondência por abrir.

Quando tiver alguns minutos disponíveis, pegue num cesto ou numa caixa e recolha tudo o que não pertence àquela mesa, bancada ou móvel. A seguir, distribua essas coisas pelos devidos locais (incluindo a reciclagem ou o lixo). Rapidamente, consegue ficar com o ambiente mais "limpo" e a sensação de dever cumprido. E menos que fazer no fim de semana.

7.  Aproveite a casa arrumada

Agora que tem a casa mais arrumada, sentir-se-á mais feliz e com vontade de desfrutar mais do seu espaço. É um círculo virtuoso. Ao aproveitar a casa, ainda mais vontade terá de a manter arrumada, mais vontade terá de convidar familiares e amigos e, quem sabe, fazer algum dinheiro para atingir objetivos maiores, como tirar um curso, amortizar dívidas ao banco ou ir de férias.