Por estar sempre ligado, o frigorífico consome quantidades elevadas de energia, o que, no fim do mês, pesa na fatura da eletricidade. No entanto, há formas de reduzir este consumo, evitando determinados erros comuns na utilização deste equipamento.
Assim, escolher um modelo eficiente, mantê-lo em boas condições e utilizá-lo corretamente são práticas que deve adotar no futuro. Veja as cinco dicas de utilização do frigorífico.
Na hora de comprar um frigorífico novo, não deve olhar só ao preço. É importante que compare o custo de utilização e opte por um modelo mais eficiente. Mesmo que seja mais caro, acaba por compensar a médio prazo, pois gasta menos energia.
Outro ponto a ter em conta é o tamanho do equipamento. Os frigoríficos mais volumosos tendem a consumir mais eletricidade. Desta forma, só deve comprar um aparelho de maiores dimensões se precisar de armazenar muitos alimentos. Se não for o caso, estará a desperdiçar energia sem necessidade.
É importante deixar algum espaço entre as caixas e os alimentos para que o ar frio circule sem obstáculos.
Consulte os resultados do teste a frigoríficos da DECO PROTESTE e escolha o que melhor se adequa às suas necessidades. Está com dificuldades em escolher? Veja o guia de compras que a DECO PROTESTE preparou para si.
Por norma, deve manter algum espaço entre o frigorífico e a parede atrás e outros equipamento da cozinha. Porquê? Porque pode prejudicar a correta ventilação do aparelho, exigindo, assim, um maior esforço do equipamento, o que aumentará os consumos de energia. Cerca de 10 centímetros de distância será suficiente.
Deve, ainda, afastar o frigorífico do forno ou de qualquer outra fonte de calor, incluindo a exposição direta à luz solar. Caso contrário, o aparelho terá de fazer um esforço maior para manter a temperatura no interior.
Leia sempre o manual de instruções para instalar o frigorífico de forma correta.
Regule o termóstato em função da temperatura ambiente. Deve garantir que estão 5 ºC a 7 ºC no frigorífico e -18 ºC no congelador. Temperaturas abaixo destes valores estarão a contribuir para um aumento da energia consumida, sem qualquer vantagem na conservação dos alimentos.
Os equipamentos que não têm tecnologia “no frost” tendem a acumular gelo nas paredes, aumentando, assim, os consumos. Logo que possível, deve remover o gelo e limpar o compartimento afetado. A acumulação anormal de cristais de gelo pode levar ao desgaste das borrachas das portas do frigorífico, contribuindo para que estas deixem de vedar corretamente.
Aprenda a descongelar e limpar o congelador.
Limpar periodicamente o frigorífico ajuda a prolongar o seu tempo de vida e a combater odores desagradáveis, provocados pelo armazenamento incorreto dos alimentos, e a formação de bolor ou bactérias.
Assim, faça uma limpeza a fundo de seis em seis meses. Remova o pó acumulado nas grelhas de ventilação atrás do aparelho com um pano húmido ou o aspirador. Passe, também, uma esponja com detergente da loiça, ou vinagre branco, pelas juntas de borracha da porta.
Assista ao vídeo da DECO PROTESTE sobre como limpar o frigorífico.
Saiba que as férias e as ausências prolongadas são a altura ideal para esvaziar por completo o seu frigorífico e fazer uma limpeza geral. Desligue-o da corrente para poupar energia e, enquanto está fora, deixe-o aberto a arejar.
Mas tenha atenção que, se ainda tiver muitos congelados na altura de ir de férias, é preferível manter o frigorífico ligado. Já há modelos com uma função para as férias, que possibilita desligar a área de refrigeração e manter apenas o congelador ligado.
É fundamental arrumar os alimentos de forma lógica no frigorífico, pois, assim, irá encontrar rapidamente o que pretende quando quiser consumir ou cozinhar algum produto. Estará a evitar que a porta fique muito tempo aberta e, como tal, que o frio saia. A saída de frio leva a que o aparelho tenha de aumentar os seus consumos para repor a temperatura ideal no interior.
Assim, siga a seguinte arrumação:
Quando quiser descongelar algum alimento, coloque-o, no dia anterior, no frigorífico. É mais seguro para a saúde, pois evita a proliferação de bactérias, que pode ocorrer quando deixa os alimentos a descongelar na bancada da cozinha. Permite, ainda, poupar energia, visto que o equipamento irá aproveitar o frio libertado pelos congelados.
Leia o dossiê completo sobre congelação e saiba como congelar os alimentos.