DECO PROTeste Casa - limpar tapete carpete alcatifa

5 dicas para limpar o tapete, a carpete ou a alcatifa

Os tapetes, as alcatifas e as carpetes são propensos à acumulação de vários tipos de sujidades. Saiba como limpar as suas tapeçarias.

 

Pegadas de lama, pelos dos animais, manchas de vinho... Tudo vai parar ao tapete. A manutenção destes têxteis começa no dia em que os compra. Guarde as instruções e siga-as cuidadosamente, de forma a garantir uma boa conservação. Não se esqueça de que podem existir especificidades consoante o tipo de tapete, carpete ou alcatifa.

Se, no início, largarem muito pelo, não se preocupe. É uma situação normal e não danifica os materiais.

1. Areje com frequência

Nunca bata o tapete, pois pode espalhar as poeiras e sujidades. Rode-o sobre si mesmo a cada seis meses e, se possível, troque-o de sítio, principalmente se for muito utilizado no dia-a-dia. É importante arejar os tapetes com alguma regularidade.

Sempre que os arrumar, junte um produto antitraça. Anualmente, faça uma limpeza profunda para evitar que a sujidade se entranhe.

2. Aspire antes de lavar

Para manter as carpetes e as alcatifas limpas, deve aspirá-las, no mínimo, uma vez por semana. É aconselhado que aspire sempre estes artigos antes de os lavar. E devem ser aspirados na direção do pelo.

Passe a escova do aspirador várias vezes sobre cada área a aspirar. Com duas ou três passagens da escova já obtém uma limpeza satisfatória. Nos locais de difícil acesso, por exemplo, debaixo de móveis que não podem ser desviados ou nos cantos das divisões, utilize os acessórios de aspiração para conseguir uma boa limpeza.

Antes de aspirar as carpetes de pelo comprido, passe um pente para tapetes, de forma a desembaraçar os pelos e soltar alguma da sujidade entranhada. Depois de aspirar, volte a passar o pente, para que os pelos fiquem na mesma direção.

3. Remova pelos de animais com eficácia

Existem determinados resíduos, como os pelos de animais ou as linhas de costura, que são difíceis de aspirar dos tapetes ou das carpetes. Se tem este problema, poderá comprar um aspirador com acessórios de aspiração eficazes para estas situações.

Consulte o comparador de aspiradores da DECO PROTESTE e escolha o equipamento que melhor se adequa às suas necessidades.

4. Elimine nódoas difíceis e maus odores

Se, após a aspiração, o tapete continuar com nódoas, tente removê-las antes de aplicar qualquer tipo de detergente. Se as nódoas forem sólidas, por exemplo as de chocolate ou de lama, comece por raspá-las. Depois, poderá usar um desengordurante ou um detergente diluído em água morna, de forma a atenuá-las.

Para eliminar maus odores deixados, por exemplo, por animais de estimação, use um pouco de vinagre em água morna com bicarbonato de sódio.

5. Lave com um detergente apropriado

Depois de aspirar, é a hora de lavar as tapeçarias.

Em carpetes com base de espuma de borracha, por exemplo, não encharque a base aquando da lavagem, para não danificar o material. Utilize uma máquina de limpeza a vapor ou um produto de limpeza a seco.

No caso das alcatifas, faça lavagens ocasionais. Pode fazê-las em casa, usando um aparelho apropriado, ou contratar um serviço profissional. Se optar pela lavagem em casa, antes de aplicar o detergente apropriado, remova a sujidade mais entranhada com uma escova rija e aspire bem, passando várias vezes sobre cada zona.

Não utilize detergentes sem água, porque pode deixar vestígios viscosos, permitindo, assim, que a sujidade adira com mais facilidade. Não use mais detergente do que o recomendado na embalagem. Lave e enxague a alcatifa por partes.

Veja mais dicas para limpar cada um dos diferentes tipos de tapetes.