Tem entre 18 e 35 anos, e precisa de ajuda para pagar a renda da casa? As candidaturas ao programa Porta 65-Jovem estão abertas até às 17 horas do dia 30 de maio. Explicamos onde e como deve fazer a candidatura.
Para concorrer ao programa de apoio ao arrendamento, tem de preencher o formulário eletrónico disponível no Portal da Habitação, através da opção Candidatura > Apresentar, no menu lateral esquerdo. Deverá fazer a sua autenticação com cartão de cidadão, chave móvel digital ou número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças.
Se houver mais do que um candidato, cada um tem de aceder à plataforma com o seu NIF e respetiva senha para preencher os seus dados pessoais.
O formulário tem cinco separadores.
No final, é necessário submeter. A candidatura só será analisada caso o seu estado seja “Submetida”.
Saiba tudo sobre este apoio: Apoio ao arrendamento jovem: como candidatar-se ao Porta 65
O subsídio é mensal e calculado em função dos rendimentos e do número de pessoas que compõem o agregado. Corresponde a uma percentagem do valor da renda, embora possa ser majorado em casos especiais. Para saber o valor a que poderá ter direito, utilize o simulador disponibilizado no Portal da Habitação.
O apoio é concedido por 12 meses, podendo ser renovado até cinco anos. O pedido de renovação deve ser apresentado a cada ano seguinte, para evitar a interrupção do pagamento.
Normalmente, o resultado deste período de candidaturas é divulgado em setembro. É também neste mês que se processa o primeiro pagamento do subsídio.
Procura outros apoios ao arrendamento?