DECO PROTeste Casa - precos imoveis comerciais aumentam 2022

Preços dos imóveis comerciais aumentam 4,2% em 2022

Os preços das propriedades comerciais aumentaram 4,2% em 2022, mantendo a tendência crescente, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.

 

O Índice de Preços das Propriedades Comerciais (IPPCom) aumentou 4,2% em 2022, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este crescimento ficou 0,9 pontos percentuais (p.p.) abaixo do registado em 2021, detalha o organismo.

Em 2022, “os preços das propriedades comerciais mantiveram a trajetória de crescimento iniciada em 2014”, pode ler-se no documento divulgado pelo INE. Ainda assim, refere o instituto, “cresceram a um ritmo inferior ao observado no mercado habitacional”, uma tendência que se regista desde 2016.

Os preços das casas, medidos pelo Índice de Preços da Habitação (IPHab), aumentaram 12,6% em 2022. Segundo os dados divulgados, este aumento ficou 8,4 p.p. acima da taxa de variação do IPPCom.

“A aceleração observada nos preços dos imóveis residenciais no último ano (+3,2 p.p.), associada à redução do ritmo de crescimento dos preços do mercado das propriedades comerciais (-0,9 p.p.), traduziu-se num incremento significativo do diferencial entre as taxas de crescimento dos dois indicadores, que passou de 4,3 p.p. em 2021 para 8,4 p.p. em 2022”, esclarece o instituto.

No caso do IPHab, tratou-se, segundo o INE, da taxa de variação anual mais elevada da série disponível. O crescimento dos preços foi mais acentuado nas habitações existentes, em relação às quais se registou um aumento médio anual de 13,9 por cento. O crescimento dos preços das habitações novas situou-se nos 8,7 por cento.

Procura imóveis comerciais? Pode encontrar na PROTESTE CASA