Na hora de pegar na vassoura ou na esfregona, há que ter em atenção o tipo de pavimento que tem em casa. Seja em madeira, pedra ou vinil, cada um deve ser limpo conforme as especificidades dos seus materiais.
E, atenção: embora exista hoje uma grande variedade de produtos especificamente criados para limpar cada canto da casa, quando vai às compras, identifique quais são de facto imprescindíveis para assegurar uma limpeza eficaz.
Os pavimentos de madeira (de parquete e soalho flutuante) encerados devem ser aspirados ou varridos com uma vassoura macia. Em seguida, passe com uma esfregona seca para remover os restos de pó e outros resíduos. As manchas de sujidade podem ser eliminadas com um pano húmido.
Atenção: Não lave a madeira encerada, porque a água pode provocar deformações e irregularidades. Ocasionalmente, aplique cera em pasta com um esfregão de palha de aço muito fino. Quando a camada de cera sobre a madeira for muito espessa, remova a cera velha com um pano humedecido em diluente. Antes de aplicar uma nova camada, deixe secar bem.
Os pavimentos de madeira (de parquete e soalho flutuante) envernizados são limpos com uma esfregona húmida. Para obter mais brilho, aplique uma camada de cera líquida ou uma emulsão abrilhantadora.
Os pavimentos de pedra devem ser varridos e lavados regularmente. Utilize uma solução de duas ou três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para um balde de água morna. Para evitar a absorção de nódoas (por exemplo, derrame de líquidos gordurosos na zona de refeições), deverá impermeabilizar a pedra, para facilitar a limpeza. Antes da impermeabilização, o pavimento tem de estar bem limpo, para não fixar a sujidade ao aplicar o produto de impermeabilização (por exemplo, cera própria para pedra).
Dica: Para eliminar manchas, utilize pó de pedra (à venda em lojas de bricolagem e nos grandes supermercados). A tarefa é morosa. É necessário esfregar repetidamente as zonas afetadas. No final, a pedra ficará limpa e polida.
Se varrer regularmente os pavimentos de vinil, não precisará de os lavar com muita frequência. Quando o fizer, use uma esfregona embebida em água tépida com um pouco de detergente multiusos. Se o pavimento estiver muito sujo, volte a enxaguar apenas com água. Depois do pavimento seco, pode aplicar uma emulsão de polimento.
Atenção: não usar cera líquida que contenha solventes. Danifica a superfície.
Para uma lavagem eficaz e fácil dos pavimentos de ladrilhos cerâmicos, basta passar uma esfregona ou um pano embebido em água e detergente multiusos. Não precisa de enxaguar.
Atenção: Quando molhados, os ladrilhos cerâmicos são muito escorregadios. Tenha cuidado. Nunca aplique produtos de polimento.
Periodicamente, limpe as juntas com uma escova de dentes velha molhada em água e bastante detergente para a loiça ou para o chão. Em alternativa, pode também usar um produto de limpeza específico para juntas.
Para limpar tijoleira vidrada é preciso água e um pouco de detergente multiusos. Para reforçar o brilho, utilize cera líquida ou em creme, que não seja escorregadia.
A limpeza de pavimentos de tijoleira não vidrada é mais demorada. É necessário esfregar mais do que na tijoleira vidrada e utilizar mais detergente. Enxaguar com água tépida e limpar com uma esfregona seca.
Dica: Para recuperar a cor original das tijoleiras desbotadas, remova a camada de polimento com palha de aço e diluente. Depois, lave com detergente multiusos, enxague e deixe secar. Aplique uma camada fina de cera colorida para tijoleira e esfregue até aderir que por completo.
Os pavimentos de cimento apenas necessitam de ser varridos regularmente. Pode aplicar uma tinta própria para pavimentos de cimento, para que o pó não se acumule nos relevos. Isto torna a limpeza e secagem mais fácil e rápida.
As placas de cortiça são, em regra, revestidas com uma cobertura de verniz, cera ou vinil, o que impede a água e a sujidade de se entranharem na superfície porosa. Como tal, se optar por estas placas, assegure-se de que os rebordos e as superfícies estão envernizados, para que a água não passe pelas frestas.
Lave os pavimentos de placas de cortiça envernizada com uma esfregona embebida em água morna e aplique, ocasionalmente, uma emulsão abrilhantadora.
Os pavimentos de placas de cortiça encerada devem ser varridos com frequência. Aplicar, ocasionalmente, uma camada de cera líquida.
Atenção: Os produtos abrilhantadores têm tendência a acumular-se nos cantos e nos rodapés, formando uma camada pegajosa que atrai a sujidade. Remova bem os excessos de produto em cada aplicação, para evitar a formação desta camada.
O linóleo é bastante resistente, mas não deve molhá-lo em demasia. Limpe-o com uma esfregona humedecida em água e detergente multiusos. Em seguida, nos pavimentos das salas de estar e de jantar, aplique cera líquida; na cozinha e casa-de-banho, aplique emulsão abrilhantadora (que não mancha com a água).
Lave os pavimentos de borracha com água e detergente e enxague. Seque e aplique uma emulsão de polimento apropriada. Se o pavimento não for liso, tenha cuidado com a acumulação de produto nas reentrâncias.
Atenção: Nunca use produtos com solventes na composição num pavimento de borracha. Pode amolecê-lo e danificá-lo.
Os pavimentos revestidos com materiais naturais (palhinha, fibra de côco, junco, sisal) devem ser aspirados regularmente. Quando estiverem muito sujos, esfregar primeiro com água salgada e depois com água potável.
Atenção: Não encharcar estes pavimentos, porque alguns materiais podem apodrecer com o excesso de água. Não utilize detergentes, pois danificam este tipo de revestimentos.
Em lojas especializadas encontra revestimentos naturais com uma camada protetora, aplicada antes da colocação, o que ajuda a manter a limpeza.