Para a aplicação do papel de parede ficar bem feita, é preciso preparar adequadamente a superfície onde será instalado. Além de permitir que fique sem bolhas, sem manchas e sem imperfeições, quando decidir removê-lo, a correta preparação da parede tornará o processo mais simples.
Comece por reunir o material necessário para a tarefa:
Com o material necessário à mão e o espaço desimpedido para os trabalhos, avance para a preparação da parede.
Tenha em conta que o papel de parede não é adequado a todas as superfícies, como azulejos da casa-de-banho, pois a humidade irá provocar a deterioração precoce da cobertura. Poderá sempre selá-lo com verniz específico.
Se a sua casa for nova ou recentemente remodelada, deixe secar bem as paredes estucadas de fresco. Necessitará de aguardar três a seis meses antes de aplicar o papel.
Em qualquer parede, existe sempre alguma imperfeição que pode afetar a colocação do papel. Tape os buracos e as fendas com betume para que a superfície fique lisa. Não deixe ficar para trás materiais soltos ou fita cola.
Sabia que... O papel de parede foi criado na China, em 200 a. C. Era um elemento decorativo rudimentar, totalmente branco produzido com papel de arroz.
Uma parede porosa absorve a humidade da cola demasiado depressa. Isto impede que o papel tenha tempo para se fixar. Antes de aplicar o papel, aplique uma camada fina de cola ou de primário.
Se a parede for de fraca qualidade ou o papel escolhido demasiado fino, poderá optar por aplicar previamente um papel de revestimento.
Nas paredes pintadas com tinta látex ou acrílica, ainda em bom estado, pode colocar o papel sem preparação. Mas, se a tinta for brilhante, deverá lixar as paredes para garantir uma melhor aderência do papel.
As paredes devem estar lavadas. Para o efeito, utilize água e detergente. Deve ainda trabalhar de baixo para cima, evitando os rastos deixados pela água que escorre se começar pelo topo.
O papel de parede não serve para dissimular defeitos ou problemas das paredes. Por exemplo, se houver humidade, precisa eliminar antecipadamente a causa do problema e deixar as paredes secar.
Se as paredes ou tetos tiverem sujidade persistente deve antecipadamente aplicar primário (e deixar secar). É o caso de manchas de fuligem e outras. Se não aplicar o primário, corre o risco de ver aparecer manchas desagradáveis também no papel.
As placas de gesso devem ser pintadas com um primário adequado, uma ou duas demãos. O objetivo é tornar a superfície menos porosa. Além disso, evita estragar as paredes quando remover o papel com água e sabão ou com uma máquina de vapor.
Lembre-se ainda, antes de começar, de desviar o mobiliário para otimizar o tempo e aceder com mais facilidade a todos os recantos da parede.
Vista roupa pela qual não tem muito amor. Acredite que vai acontecer algum imprevisto e, se a roupa não for velha ou adequada para o trabalho de bricolagem, poderá arrepender-se.
A preparação da parede antes da aplicação do papel evita problemas estéticos como a descolagem ou o aparecimento de manchas e, quando o papel deixar de lhe agradar, será mais fácil removê-lo.