O calor e a humidade da casa de banho tornam-na num local propício ao desenvolvimento de fungos, germes e bactérias potencialmente nocivos para a saúde. Por isso, a casa de banho tem de estar sempre limpa.
Pelo menos duas vezes por semana, faça uma limpeza relâmpago. Se o espaço for utilizado diariamente, por quatro ou mais pessoas, esta operação terá de ser mais frequente.
No dia a dia, basta pouco mais do que um detergente de limpeza, uma esponja e um pano absorvente. Os agentes tensioativos do detergente e uma vigorosa ação mecânica bastam para a limpeza relâmpago.
Deve evitar a utilização de produtos com desinfetante, pois, ao contrário do que possa pensar, o uso frequente contribui para o aumento da resistência bacteriana.
Tenha os materiais de limpeza num lugar à mão. Toda a família ou coabitantes podem participar na higiene regular da casa de banho. Se todos limparem a banheira depois de a usarem, evita-se a formação de depósitos calcários e de manchas de sabão, mais difíceis de tirar posteriormente.
A sanita tem de ser alvo de uma atenção diária. Toda a sujidade pode ser removida com uma piaçaba e uma descarga do autoclismo.
Quer faça uma limpeza relâmpago ou uma manutenção um pouco mais profunda, termine com a lavagem do chão. Utilize dois baldes: um com o produto de limpeza diluído em água e outro com água limpa tépida e utilize-os alternadamente para manter a água com detergente limpa. Troque a água sempre que necessário, para evitar “lavar” o chão com água suja.
Semanalmente, deve fazer uma limpeza mais demorada e detalhada, incluindo às juntas das loiças, aos azulejos e a eventuais armários.