Épocas de festas, jantares de família ou uma simples refeição podem deixar marcas na sua toalha de mesa preferida. Para eliminá-las da forma mais eficaz, é importante identificar o tipo de nódoa com que está a lidar, já que diferentes componentes atuam nos tecidos de formas distintas.
Nalguns casos, é necessário recorrer a mais do que uma solução para obter um bom resultado. As manchas de gordura, por exemplo, requerem o uso de tensioativos (ingrediente principal dos detergentes) para se dissolverem.
Nota importante: não deve misturar tratamentos para remover nódoas, porque os produtos químicos podem reagir de forma imprevisível. Além disso, se a toalha manchada for um artigo de valor, ou se as suas instruções de limpeza o recomendarem, recorra a um profissional.
Absorva de imediato a gordura derramada na toalha. Polvilhe a nódoa com pó de talco e aguarde que a restante gordura seja absorvida. Depois, escove. Antes de pôr a toalha na máquina de lavar roupa, faça o pré-tratamento da nódoa com detergente da loiça. Esfregue e repita, se necessário, lavando depois com água à temperatura máxima permitida pelo tecido.
Se a nódoa persistir, recorra a um creme à base de tensioativos, solventes e sabão ou a um serviço profissional de limpeza a seco.
Depois de uma limpeza a seco, deve deixar sempre a toalha arejar durante algum tempo no exterior. Deste modo, eliminará os vapores residuais de percloroetileno (um composto químico usado na limpeza a seco que apresenta perigos para a saúde).
Absorva o máximo de líquido possível sem esfregar o tecido. Pulverize a nódoa com vinho branco ou água gaseificada e absorva com um pano limpo. Repita o processo até a nódoa desaparecer.
Se tiver derramado vinho tinto, pode também borrifar a nódoa com um produto de pré-lavagem à base de oxigénio ativo ou esfregar com sabão em barra e deixar corar ao sol. Enxague com água e lave normalmente. As toalhas brancas podem ser tratadas com uma solução de lixívia e água.
Existem tira-nódoas específicos para remoção de nódoas de vinho, à venda em drogarias e supermercados.
Enxague a toalha com água tépida e, de seguida, ponha-a de molho numa solução de detergente da loiça ou de perborato de sódio (produto usado para o branqueamento de roupa). Caso a nódoa persista, esfregue-a com sabão em barra e deixe corar ao sol. Para finalizar, enxague com água e lave normalmente.
As toalhas brancas podem ser tratadas com uma solução de lixívia e água. Existem tira-nódoas específicos para remoção de nódoas de café e chá, à venda em drogarias e supermercados.
Mergulhe a toalha em água e detergente com enzimas ou numa solução de perborato de sódio (produto usado para o branqueamento de roupa). Pode também usar um produto de pré-tratamento à base de oxigénio ativo ou, se a etiqueta indicar que o tecido o permite, pode branqueá-la com lixívia.
Nunca use água morna ou quente para remover nódoas de chocolate, pois poderá fixá-la ainda mais ao tecido. Pelo mesmo motivo, não seque na máquina roupa que ainda tenha nódoas deste tipo.
Passe uma esponja com água fria sobre a nódoa e, de seguida, volte a fazê-lo com uma mistura de detergente da loiça, vinagre e água fria. Esfregue do exterior para o centro da nódoa. Passe com um pano húmido e repita, se necessário.
Em tecidos claros, pode ainda recorrer a uma solução de perborato de sódio ou a um produto de pré-tratamento à base de oxigénio ativo. Em alternativa, passe sabão em barra sobre a nódoa e deixe corar ao sol. Depois lave o tecido da forma habitual.
Raspe com cuidado até eliminar o excesso. Coloque um saco de plástico com cubos de gelo sobre a cera para a endurecer e, de seguida, quebre-a e raspe-a novamente. Remova todos os fragmentos antes de eliminar os vestígios da nódoa. Ligue o ferro de engomar na temperatura mais baixa, sem vapor, e cubra a nódoa com papel de cozinha branco ou um guardanapo de papel. Um pano branco e macio também pode ser usado. Pressione o ferro de engomar até que a cera remanescente derreta e seja absorvida pelo papel ou pelo pano. Repita o processo as vezes que forem necessárias.
Para eliminar eventuais manchas deixadas pela cera de velas coloridas, aplique um pouco de álcool, esfregue e vá absorvendo com um pano limpo.
As manchas frescas de proteína podem ser removidas se puser a toalha de molho em água fria e detergente, esfregando a zona a tratar. Não use água quente, pois a proteína irá “cozer”, agarrando-se ainda mais ao tecido. Se as nódoas já estiverem secas, raspe ou escove-as e coloque o tecido num banho de água fria e detergente por 30 minutos.
Passe uma esponja humedecida em água tépida sobre a nódoa. Atenção à temperatura da água, que não pode estar demasiado quente, dado que, desse modo, fixa o ovo e dificulta a remoção das nódoas.
Mergulhe a toalha de mesa numa solução de água e detergente com enzimas e, de seguida, lave-a normalmente. Se for necessário remover a cor causada pelos pigmentos da nódoa, use um produto de tratamento à base de oxigénio ativo ou deixe corar ao sol depois de esfregar com sabão em barra.
No caso de toalhas de valor ou delicadas, o melhor é recorrer a um profissional de limpeza a seco.
Neste caso, não aplicar qualquer líquido quente sobre a nódoa é a regra de ouro: a água quente fixa a nódoa rapidamente e dificulta a sua remoção.
Antes de mais, retire o que conseguir com uma colher ou com papel de cozinha. Depois, o tratamento dependerá de o ovo estar ou não cozinhado.
Mergulhe a toalha em água salgada fria e enxague. Depois, faça a lavagem como habitualmente. As nódoas de ovo cozinhado são mais fáceis de remover, mas, para remover ovo cru, utilize detergente com enzimas, caso o tecido o permita.