Páscoa é sinónimo de fim de semana grande. Quando há crianças, sejam filhos, netos ou sobrinhos, vale a pena ter algumas atividades na manga para as manter ocupadas. Uma caça ao ovo é sucesso garantido.
Não há uma fórmula exata para fazer esta brincadeira. Cada família pode criar uma forma de jogar, de acordo com o espaço, a idade dos participantes, as preferências de cada criança...
Deixamos a seguir quatro ideias para organizar uma caça ao ovo da Páscoa em casa. Uma tarefa comum a todas é esconder os ovos em diferentes sítios, sem que as crianças vejam. Sugestões: dentro da máquina de lavar roupa, debaixo de um armário, por detrás de um cortinado, etc.
Esta versão é especialmente indicada para crianças pequenas, que não saibam ainda ler ou interpretar desenhos com instruções. A ideia é ir guiando os jogadores com um “código térmico”. Quando a criança está longe, diz-se “frio”. Caso se afaste mais, pode-se utilizar termos como “a arrefecer”, ou “gelado”. À medida que se for aproximando, o jogador pode ser guiado dizendo “morno”, “quente”, “a aquecer”, “a escaldar”, etc.
Só tem tempo à noite? Não há problema, organize uma caça ao ovo noturna. Esta modalidade pode ser especialmente apreciada por crianças mais velhas. Para esta atividade irá precisar de fita adesiva ou de autocolantes fluorescentes. Cole-os nos ovos antes de os esconder. Quando for altura do jogo, apague as luzes. O material fluorescente irá brilhar no escuro, ajudando os participantes a encontrarem os tesouros.
Guiar os participantes na caça ao ovo através de pistas é uma das formas mais tradicionais de jogar a este jogo. Vai necessitar de preparar pequenos cartões com tantas pistas quantos os ovos que esconder.
Estas pistas têm de ser adaptadas à faixa etária dos jogadores. Se ainda não souberem ler, convém utilizar desenhos. Caso sejam um pouquinho mais velhas, já pode utilizar algumas palavras simples que denunciem a localização do ovo: por exemplo, “quarto”, “sofá”, etc. À medida que aumentar a idade, também pode tornar as pistas mais complexas, e talvez utilizar enigmas. Uma sugestão para máquina de lavar roupa:
“Gira, gira, gira,
e o que estava sujo
já está limpo
quando se tira.”
A primeira pista é entregue diretamente aos jogadores. A seguinte fica junto ao primeiro ovo que deve ser descoberto, e assim sucessivamente, até que todos sejam encontrados.
Pode tornar a brincadeira mais divertida acrescentando uma tarefa nos cartões. Por exemplo, antes de procurarem o próximo ovo, as crianças devem saltar cinco vezes ao pé-coxinho. Adapte à capacidade dos participantes.
Outra forma tradicional de pôr as crianças a procurar os ovos é entregar-lhes um mapa com as direções a seguir para encontrar o tesouro. Neste caso, os ovos não estarão escondidos em vários sítios da casa, mas num único local.
Precisa de desenhar um mapa que represente as divisões da casa que os participantes têm de percorrer e colocar instruções simples por meio de símbolos. Por exemplo, se tiverem de dar três passos para a frente, desenhe um pé e escreva ao lado “3x”. Ou então desenhe três pés alinhados nessa direção.
Preparar desafios intermédios antes de se atingir a recompensa final ajuda a tornar este jogo mais interessante. Por ser em casa, o mapa pode tornar-se demasiado óbvio e desmotivar os jogadores mais perspicazes. Uma sugestão é definir uma paragem para procurar um objeto que será necessário para continuar o percurso. Por exemplo, procurar uma lanterna para iluminar a travessia de um corredor mais escuro.