A falta de condições adequadas de trabalho pode criar dificuldades de concentração e de produtividade. Garantir que o espaço está bem adaptado às necessidades do trabalhador, passa não só pela sua organização e pela ergonomia, mas também por fatores como a iluminação.
Uma iluminação deficiente no local de trabalho, seja no escritório, seja em casa, pode originar problemas de saúde, como stresse, ansiedade, insónias, enjoos e dores de cabeça. Veja as nossas dicas para criar as condições de iluminação ideais para o seu escritório em casa e evitar estes sintomas.
Para que o posto de trabalho seja confortável, sempre que possível, deve instalá-lo numa zona onde haja uma janela.
A orientação do escritório é também importante, uma vez que a luz varia em função da época do ano.
Para tirar o máximo de partido da luz natural, tenha em conta as seguintes recomendações:
Mesmo com o espaço de trabalho instalado junto a uma janela, nem sempre é possível depender apenas da luz natural para trabalhar. A qualidade da iluminação artificial é, por isso, também muito importante para a saúde, a segurança e a produtividade.
Preveja uma boa iluminação geral para o seu escritório (em regra, instalada no teto), além de algumas luzes ou focos pontuais. A luz geral usa-se para que o ambiente não fique escuro ao fim da tarde e à noite, bem como de manhã cedo.
Inclua ainda, no seu espaço, candeeiros ou focos que lhe permitam usar o computador, ler documentos, escrever, etc. Na escolha da lâmpada para iluminar a sua secretária, privilegie luzes frias, entre 4000 e 5000 Kelvin (K), a unidade que indica a intensidade da luz.
Veja mais dicas para criar um espaço funcional e agradável para trabalhar em casa no novo guia prático da DECO PROteste.