Com as suas ruas planas e tempo ameno na maior parte do ano, Faro convida a demorados passeios a pé, que tanto podem ser pausados para visitar monumentos e obras de arte, como para relaxar nos jardins ou nas inúmeras esplanadas da capital algarvia.
Se aprecia caminhar com o aroma da maresia, siga o nosso roteiro por três pequenos percursos junto à Ria Formosa. Sugerimos que deixe o carro no parque de estacionamento gratuito do Largo de São Francisco e parta à descoberta com todos os sentidos despertos.
Na Rua da Misericórdia, localiza-se a mais bela das portas da cidade velha, o Arco da Vila, com uma estátua de São Tomás de Aquino em mármore branco.
A partir deste arco, inicie um agradável passeio a pé pela zona velha da cidade, designada por Vila Adentro e rodeada de muralhas medievais.
Irá passar, seguramente, pela Sé Catedral, também conhecida como Igreja da Sé ou Igreja de Santa Maria. O interior é de visita obrigatória e, do topo da torre, subidos os 68 degraus, avista-se uma bonita paisagem sobre a ria.
Percorrendo as ruas empedradas, encontrará outros elementos de interesse, tanto arquitetónicos e culturais, como de puro lazer.
Saindo da Vila Adentro pela Porta Nova, pode aproveitar para conhecer o Centro Ciência Viva do Algarve. Fica junto aos Bombeiros Voluntários, num edifício onde funcionou a Central Elétrica de Faro. Encontrará uma exposição interativa consagrada ao mar, bem como diversos aquários dedicados à fauna marinha da Ria Formosa, entre outros atrativos.
Prossiga para o Jardim Manuel Bivar. Aqui existe um pequeno parque infantil e várias esplanadas, onde poderá passar momentos agradáveis com toda a família.
A Igreja da Misericórdia, frente ao extremo sul do jardim, merece uma visita. No extremo norte, repare na arquitetura do Coreto.
Caso lhe apeteça andar mais um pouco, pode subir a Rua Dom Francisco Gomes e, depois, a Rua de Santo António, para conhecer a baixa comercial de Faro, não deixando de reparar no trabalho de calcetaria em todo o percurso.
Pretende investir em imobiliário em Faro?
Aproxime-se da ria para observar as embarcações ancoradas na doca de recreio. Esta calçada proporciona um pequeno passeio junto à agua.
Pode tirar a tradicional fotografia junto ao logótipo da cidade e apreciar as obras de arte no caminho: duas esculturas em bronze, uma que representa um búzio e outra, instalada na escadaria da doca, uma figura feminina com cabeça de concha.
Avançando para norte, encontra o edifício da Capitania do Porto de Faro, onde está inserido o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão. Apesar de o espaço ser relativamente exíguo, este museu permite obter um panorama bastante completo da faina marítima algarvia e de outras regiões do País. Dispõe de miniaturas perfeitas de barcos de pesca e outras embarcações, complementadas por utensílios e aparelhos em tamanho real (vários modelos de redes, a murejona, a adiça, a tarrafa, etc.).