São muitas as fases desde que escolhemos a zona da cidade até fazer a escritura e ter a chave de casa na mão. Alguma organização nesse processo pode ser uma ajuda.
O que devemos fazer e quando?
Pode começar por um passeio pelas zonas da cidade que mais lhe interessam. Uma volta de reconhecimento ajuda a perceber qual é a disponibilidade das casas existentes ou se haverá novas construções.
Defina as características da casa (localização, área, número de divisões, etc.) e o preço máximo que pode suportar.
Contacte diversas mediadoras, explique o que procura e defina alertas nas páginas na internet que correspondam ao que procura.
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Começa a sua busca no terreno. Visite as casas que lhe interessam e, muito importante, verifique as condições de conservação da fração e do prédio, a zona onde está inserido, o tipo de vizinhança, etc.
Saiba mais: O que ter em conta na visita a um imóvel?
Não pague nada ao vendedor antes de obter as informações necessárias sobre o imóvel e a zona onde se localiza.
Encontrou enfim a casa dos seus sonhos. Se quiser ou tiver de recorrer a um empréstimo bancário, informe-se no seu banco sobre as condições de crédito, as comissões exigidas e o montante que poderão emprestar-lhe. Faça o mesmo noutros bancos e compare as propostas.
Não tem tempo para comparar propostas? Intermediário de crédito: 3 razões para contratar
É altura de avançar para o contrato-promessa de compra e venda (CPCV). Peça uma cópia antecipadamente para o ler com atenção e, se for caso disso, esclarecer alguma dúvida com um advogado, por exemplo. Garanta ainda que o prazo até à data do contrato de compra e venda (escritura) é suficiente para tratar de todo o processo.
Não se comprometa a comprar antes de ter a certeza de que o banco lhe empresta o dinheiro. Se tal não for possível, introduza no contrato-promessa uma cláusula que preveja a possibilidade de a transação não se realizar devido à não concessão do crédito, sem penalização.
Outros cuidados relacionados com o CPCV: Cuidados a ter antes de assinar o contrato-promessa de compra e venda
Contrate o seguro multirriscos-habitação e, se tiver recorrido ao crédito bancário, também o seguro de vida.
Veja também: Seguros obrigatórios no crédito à habitação
A contratação dos seguros junto do banco poderá ser utilizada como contrapartida para um spread mais baixo. Analise se compensa.
Para fazer a escritura, recorra a um cartório notarial ou registe-se no serviço Casa Pronta. Tendo recorrido a uma mediadora imobiliária ou a financiamento bancário, regra geral, não tem de se preocupar com esta formalidade.
O contrato de compra e venda também pode ser realizado através de um documento particular autenticado.
Não sabe que documentos tem de reunir? Saiba aqui: Documentos necessários para a escritura da casa
O imposto sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT), se não existir isenção, deve ser pago no dia em que assinar a escritura, para evitar problemas em caso de adiamento.
Sem este imposto pago, não será possível formalizar a compra.
Após assinar o contrato de compra e venda, não se esqueça de verificar se tem isenção de imposto municipal sobre imóveis (IMI). Se for o caso, certifique-se de que lhe é atribuída, uma vez que o processo é automático.
E depois de mudar de casa? Não se esqueça de atualizar a morada