Sabia que morar num prédio não o impede de cultivar hortaliças e legumes? Não é só nos grandes jardins que crescem plantas. Uma varanda, um telhado ou um eventual terraço são ótimas opções para instalar a sua horta caseira. Apesar de não gerarem uma grande produção, as suas plantações desenvolver-se-ão com bastante sucesso.
Conheça as cinco soluções para construir a sua horta de sonho e veja as vantagens e as desvantagens de cada uma.
Quer saber mais sobre como criar a sua horta em casa? Aceda ao guia prático Uma Horta à mão de semear
A quantidade de vasos a utilizar irá depender do espaço que tem. Poderá, ainda, ter de comprar vasos com diferentes tamanhos, em função da quantidade que pretende produzir e das necessidades de cada espécie.
Se vive numa casa sem varanda, opte por plantar culturas minimalistas de flores, ervas aromáticas e hortaliças. Depois, fixe os vasos nos parapeitos das janelas ou em telhados planos. Nestes casos, escolha espécies que ocupem pouco espaço e que possam estar juntas. Pode, ainda, associar plantas com as mesmas necessidades de rega e de terra.
As plantas em vasos costumam precisar de mais rega e de menos exposição solar.
São plantações em altura que se baseiam na sobreposição de floreiras ou jardineiras na parede, em estantes ou em cestos suspensos, por exemplo. A horta vertical quase não rouba espaço ao chão e embeleza qualquer parede livre. Existem cada vez mais soluções para este tipo de plantações a preços muito variados.
Apesar de não serem muitos estéticos, os sacos de cultivos são das soluções mais práticas e baratas. Estes sacos são vasos têxteis permeáveis, com o fundo plano, que devem ser pousados no chão. Neles poderá plantar alfaces, morangos ou salsa, por exemplo.
Se a sua intenção é apenas cultivar batatas, esta solução é a mais simples e indicada. Para tal, necessita de um recipiente vertical, cilíndrico ou quadrado, que deverá ser preenchido com camadas sucessivas. Pode ser instalado em qualquer lugar.
No início da primavera, preencha o fundo com uma camada de terra e plante algumas batatas. Quando a folhagem atingir cerca de 15 centímetro, volte a cobrir com terra, deixando as extremidades dos ramos visíveis. Dos ramos enterrados, irão nascer novos tubérculos. Repita esta ação durante toda a primavera, adicionando progressivamente mais terra. Quando as folhas começarem a ficar amareladas, pode colher as batatas.
A “horta na janela” ou, em inglês, windowfarm, é um sistema de cultivo urbano, famoso nas grandes cidades, que consiste numa espécie de horta vertical, montada com pequenos recipientes suspensos ao longo de uma janela. Os recipientes podem ser feitos com garrafas de plástico, por exemplo. Cada recipiente destina-se a uma espécie diferente e é alimentado por um líquido nutritivo. Este líquido, por sua vez, passa através dos vários vasos graças a um sistema de bomba de ar.
Existem, à venda, kits completos para instalar uma windowfarm.
Aceda ao guia prático 100 Plantas com Flor e conheça alguns cuidados básicos de jardinagem.