As piscinas estão sujeitas ao desenvolvimento de bactérias. A água está exposta à queda de folhas, a pó, e até as pessoas que por lá se refrescam são fontes de bactérias. Daí ser fundamental a limpeza e a manutenção regular da sua piscina. Que produtos podem ser utilizados?
Antes de mais, todas as piscinas devem ter cloro na água, para permitir uma limpeza permanente. O cloro pode ser introduzido à mão, diariamente. Ou através de um mecanismo instalado na piscina, que introduz este químico em doses programadas.
Tem crianças? Veja os cuidados a ter com brincadeiras na água
Há que manter um equilíbrio do pH da água, durante a limpeza. Os níveis devem situar-se nos 68%, enquanto a alcalinidade total não deve ir além dos 16 por cento. Deve medir os níveis de cloro e de pH uma vez por semana, pelo menos.
Os níveis de pH constantes devem fixar-se, idealmente, nos 7,4. O pH varia entre 0 e 14, e o nível 7 é o neutro. Valores abaixo são ácidos e acima são alcalinos. É aconselhável manter a água da piscina num nível próximo do neutro, a tender para o alcalino.
O manuseamento de produtos químicos requer cautela especial. Deve, por isso, ter alguns cuidados. Guarde-os em segurança, mantendo-os fora do alcance das crianças. Quando os utilizar, use máscara, luvas e óculos, para se proteger da inalação destes produtos tóxicos.
Mantenha a água limpa tomando um duche rápido antes de entrar na piscina e ao sair.
Faça pausas da ida à água com as crianças, principalmente para que possam ir à casa de banho, evitando, assim, acidentes indesejáveis.
Esteja atento ao cheiro emanado da piscina, pois odores fortes podem significar que a água contém demasiados químicos.
Saiba mais sobre utilizar a piscina em segurança: Maioria das piscinas sem regulamentação