Não, não é só tratar da escolha de uma boa empresa de mudanças. Muito antes de o camião chegar à porta da casa antiga, muitas escolhas terão de ser feitas, para que a mudança não saia mais cara e seja tão breve quanto possível. Passo a passo, é possível, com alguma organização, fazer da mudança de casa uma tarefa simples.
Parece mera questão de bom-senso, mas é sempre bom recordar o primeiro mandamento de uma mudança organizada e pacífica: é preciso escolher o que levar para a casa nova. Parece, realmente, óbvio mas, muitas vezes, querendo poupar tempo, acabamos por transportar objetos que nunca voltaremos a utilizar.
Deve passar a casa de onde se vai mudar a pente fino para que nada falhe. E avaliar se vai mesmo usar algo, no futuro, de que não tenha feito uso nos últimos anos.
Visitou, com certeza, mais do que uma vez a nova casa que escolheu. Se não o fez, deverá tentar ter uma noção das medidas das divisões. Meça os móveis e os eletrodomésticos que irá levar para ter a certeza, ou, pelo menos, uma ideia tão clara quanto possível, de que irão caber nos novos espaços. Uma nova visita aos aposentos para onde se vai mudar poderá servir para tirar dúvidas de última hora.
Se a casa de onde está a sair é pequena, num andar baixo e é próxima da nova, poderá, com certeza, fazer a mudança pelos seus meios: em carro próprio ou numa carrinha alugada. Se móveis e outros objetos forem grandes e difíceis de transportar, poderá ter de multiplicar viagens.
Em todo o caso, uma empresa de mudanças poderia, nessas circunstâncias, fazer o trajeto em pouco tempo e, com sorte, de uma só vez. Deve ponderar também este aspeto: a mobília cabe toda de uma vez num camião de mudanças? É possível fazer tudo no menor número possível de trajetos? Se sim, a opção pela empresa de mudanças é imbatível.
Identifique tudo o que é frágil e assinale-o claramente, nas caixas ou caixotes onde vai depositar esses objetos. Algumas empresas de mudanças certificam-se da fragilidade de alguns desses objetos, mas o melhor é não arriscar. Os objetos de valor também devem merecer essa atenção especial.
Escolha caixas de tamanho adequado, suficientemente robustas para resistirem ao peso. Recolher caixotes usados poderá ser uma maneira mais económica de guardar os seus pertences mais pequenos (livros, objetos, etc.), mas deverá ter em atenção alguns detalhes:
Ao chegar à casa nova, tudo será mais fácil. Terá poupado trabalho, esforço, tempo e dinheiro.