Férias devem ser sinónimo de descontração, mas a preocupação com a segurança e a integridade da casa pode ser um entrave a mergulhar totalmente no modo “zen”. Se vai deixar a sua casa por um período de tempo, mais ou menos prolongado, há cuidados que pode adotar antes de sair para minimizar os riscos, seja de roubo, seja de acidentes.
Deixe a mente livre para as paisagens e os prazeres que o esperam no destino seguindo os passos abaixo. Além destes, pode adotar outros cuidados para manter os “amigos do alheio” longe da sua casa, como investir numa boa fechadura para a porta de entrada e instalar um sistema de segurança.
É sempre bom deixar a chave da casa com alguém de confiança e pedir-lhe que faça visitas regulares, para que não pareça estar “abandonada”. Deixar janelas abertas durante algum tempo, regar as plantas no exterior e recolher a correspondência na caixa de correio (caso seja subscritor de revistas e/ou outras publicações periódicas, pondere contactar a editora para suspender ou adiar o envio de números cujo envio coincida com as datas em que irá estar fora) são cuidados que podem ajudar a desincentivar olheiros mal-intencionados. Pedir para alguém estacionar um carro à porta de casa, no caso de moradias, também cumpre esse objetivo.
Caso goze as férias entre 15 de junho e 15 de setembro, pode também solicitar o serviço de vigilância da Guarda Nacional Republicana (GNR) ou da Polícia de Segurança Pública (PSP). Deve fazer o pedido até 48 horas antes de se ausentar, através de um formulário na Internet ou no posto mais próximo da sua residência.
Não facilite a vida aos ladrões caso consigam entrar na casa. Esconda tudo o que tenha valor (equipamento eletrónico e informático, joias e relógios, objetos de arte e decorativos, etc.) em locais de difícil acesso. Ter um cofre bem escondido e fixo à parede ou ao chão é um bom investimento.
Se não quiser encontrar um “cemitério” de alimentos quando regressar, convém organizar o seu frigorífico antes da partida. Veja os prazos de validade de iogurtes, leite, maioneses e outros produtos do género. Se não os conseguir consumir atempadamente, passe para vizinhos, amigos ou familiares. O mesmo com fruta e legumes frescos. Estes também pode lavar, arranjar e guardar no congelador. Mais tarde, pode fazer sopas, molhos, batidos e outras preparações com esses alimentos congelados. É importante combater o desperdício alimentar.
Saiba como tirar o melhor partido do seu frigorífico: 5 boas práticas que deve adotar
Imagine regressar a casa e ter uma inundação, ou pior, estar no destino de férias e receber uma chamada com a notícia de que está a sair água por baixo da sua porta? Não corra o risco. Antes de sair, feche a água na torneira de segurança.
Costuma deixar os aparelhos ligados à corrente elétrica durante as férias? Isso aumenta o valor da fatura da eletricidade e o risco de danos (nos aparelhos, em caso de sobrecarga na rede elétrica, e em toda a casa, se ocorrer um incêndio provocado por uma anomalia num equipamento).
Uma boa prática antes de ir de férias é retirar das tomadas as fichas de todos os equipamentos que puderem ficar desligados, incluindo o frigorífico, se conseguir esvaziá-lo antes da partida. Caso tenha ar condicionado, verifique se ficam todos desligados.
Não saia sem recolher o lixo: cozinha, casas de banho e outros locais onde possam ser depositados resíduos orgânicos (nas papeleiras dos quartos, por exemplo, as crianças podem deitar restos de comida, lenços de papel e guardanapos usados, etc.). É um passo importante para evitar voltar para uma casa com mau odor, ou até acumulação de bichos, como formigas e baratas.
Deve ser a última coisa que faz e depois de já ter tudo pronto para sair, para evitar esquecer-se de trancar alguma porta ou janela por ter o pensamento ocupado com outras preocupações. Percorra cada divisão da casa e certifique-se de que todas as janelas (nas janelas de correr, pode deixar travões de segurança nas calhas) e portas acessíveis a partir do exterior estão trancadas.
O mesmo se aplica a garagens e arrecadações, se for o caso. Caso o portão da garagem seja automático, pondere desligar o recetor, para evitar ficar à mercê de criminosos com mais conhecimentos técnicos.
Se tiver um sistema de segurança, ative-o imediatamente antes de sair, quando já tiver toda a bagagem e acompanhantes fora de casa. Evite voltar a entrar em casa depois deste passo, pois corre o risco de se esquecer de ativar novamente o alarme antes de sair.
Finalmente, já fora de casa, tranque a porta de entrada com a chave e certifique-se de que ficou bem fechada. Não deixe uma chave escondida em lado nenhum perto da entrada. Se precisa que alguém entre em casa durante a sua ausência, entregue-lhe a chave diretamente (veja o passo 1).
Este último passo é fundamental para deixá-lo partir tranquilamente e com sentimento de dever cumprido.
Boas férias!