Fechadas entre quatro paredes, sem estarem expostas à chuva, as plantas precisam de uma mãozinha, com um regador. Há preceitos para regar as plantas em casa. As verdes não são particularmente exigentes, contentam-se com uma a duas regas por semana no verão e uma a cada três ou quatro semanas no inverno.
Mas aquelas que estão encerradas em marquises ou em espaços muito quentes precisam de mais. Eis alguns conselhos:
Leia as etiquetas que acompanham as plantas, logo que chegue a casa, depois de as comprar. Há plantas que necessitam do regador mais vezes, outras, naturalmente, menos. A quantidade pode variar.
Deve vigiar o estado da terra onde se encontram: com a ponta dos dedos, certifique-se de que se encontra sempre um pouco húmida. Regue-as mais no período de crescimento, na primavera e no verão.
Aumente também a quantidade de água nos espaços quentes e luminosos. As plantas com uma folhagem delicada ou com folhas grandes e flexíveis também requerem mais água. O mesmo se aplica às que se encontram muito apertadas no vaso.
No inverno não é preciso regar tanto. Também pode reduzir a quantidade de água se a planta estiver numa divisão fresca. As suculentas, carnudas ou robustas também precisam de menos água, tal como as que têm muito espaço no vaso.
Tem receio de não ter jeito para cuidar de plantas? A DECO PROTESTE ajuda com este guia prático, que inclui os cuidados básicos e informação detalhada sobre como tratar de cada uma das 60 espécies mais comuns nas casas dos portugueses.