O verão traz consigo as almoçaradas ao ar livre e os churrascos. Se é o amigo com quintal ou jardim, provavelmente é a si que lhe calha organizar os convívios. No entanto, é importante fazer uma utilização segura dos churrascos, evitando perigos para a saúde e para o espaço envolvente.
Conheça as sete dicas para fazer churrascos em segurança e seja o melhor anfitrião neste verão.
Se utilizar um grelhador a carvão ou a gás, a regra é simples: deve sempre fazê-lo ao ar livre. Nunca faça um churrasco em garagens, veículos, barracas ou noutro espaço fechado, mesmo que este seja ventilado, pois não só é perigoso inalar o monóxido de carbono libertado, como também pode provocar um incêndio.
Mantenha o seu churrasco longe de decoração de jardim, de móveis de rua, de ramos pendentes ou de zonas com materiais inflamáveis. É aconselhado, ainda, que o seu churrasco esteja a cerca de três metros de distância da casa, se possível. Assim, estará a reduzir o risco de incêndio provocado por um possível descontrolo do seu lume.
Se for possível, proteja o grelhador do vento.
Coloque a grelha numa superfície plana, de forma a estar numa posição segura. Se o seu grelhador tiver pés ajustáveis, verifique, antes de começar a grelhar, se estes estão perfeitamente nivelados e estáveis.
Nunca tente mover uma grelha acesa ou quente, pois poderá queimar-se. A grelha estará a uma temperatura elevada durante, pelo menos, uma hora após o uso.
Se o convívio tiver crianças, explique-lhes a situação e alerte-as para os perigos. Não as deixe brincar perto do grelhador, nem na zona onde os alimentos quentes estão a ser preparados ou transportados.
As crianças são especialmente vulneráveis a queimaduras por contacto com superfícies quentes. Proteja-as.
As roupas, por serem de tecido, podem pegar fogo com facilidade. Por isso, enquanto está no grelhador, evite vestir roupa esvoaçante ou camisolas com mangas compridas. Se utilizar calças, calções ou aventais com cordões, por exemplo, esteja atento para que não fiquem pendurados na grelha.
Não se esqueça de que os churrascos deixam odores e podem até causar nódoas difíceis, pois geralmente grelha-se alimentos com gordura. Se estiver responsável por grelhar a comida, vista roupas mais velhas.
Os trinta segundos entre ir buscar mais uma cerveja e voltar para os grelhados podem ser fatais. O fogo alastra-se rapidamente e, como tal, nunca deve deixar o seu churrasco sem vigilância.
Se tiver de se ausentar, peça a alguém para ficar a controlar o grelhador.
O ideal é limpar a grelha após a sua utilização. Há quem defenda que, se colocar bastante sal e esfregar com jornal, os odores desaparecem. Lave a grelha com água quente, utilizando uma esponja molhada e um pouco de bicarbonato de sódio, de forma a remover a gordura presa nas tiras de metal.
Se já não utiliza a grelha há algum tempo, deve aquecê-la durante cerca de dez minutos, antes de começar a grelhar. Assim, eliminará os possíveis odores e gordura que ficaram da última utilização.
Caso utilize um grelhador a carvão, depois de terminar de cozinhar, deve molhar as brasas antes de as deixar, para que fiquem apagadas. Desta forma, evitará possíveis reacendimentos.