Atravessada pelos canais da ria, Aveiro é apelidada de “Veneza portuguesa”. Conhecida pelos edifícios de Arte Nova e pelos moliceiros típicos da região, a cidade no litoral português tem vários encantos.
Descubra Aveiro, delicie-se com os famosos ovos moles e conheça os nove sítios de paragem obrigatória na região.
Inicie a visita através de um passeio de moliceiro pela ria. Estes barcos típicos da região são ornamentados com pinturas coloridas na proa e na ré, e deslocam-se pelos canais da cidade. São embarcações de origem fenícia, que se destinavam à apanha e ao transporte do moliço.
Aproveite para apreciar os edifícios de Arte Nova, a antiga fábrica da cerâmica Jerónimo Pereira Campos e o bairro dos pescadores, por exemplo.
No bairro histórico da Beira Mar, o bairro mais famoso de Aveiro, encontra a antiga praça do peixe. Esta construção, da primeira década do século XX, é o único exemplar da arquitetura de ferro em Aveiro. Está localizada num dos sítios mais típicos, onde, nos dias de hoje, se desenvolve a vida noturna da cidade.
De uma das portas laterais da praça, tem acesso a um fontanário.
Também situada no bairro histórico, a capela dedicada a São Gonçalo de Amarante, mais conhecido por São Gonçalinho, é um edifício maneirista e barroco do século XVIII. Tem uma planta hexagonal e a cúpula é forrada a azulejos.
Durante o mês de janeiro, decorrem festas em honra deste santo. Um dos momentos mais emblemático destas festividades é o lançamento de cavacas a partir da capela, enquanto os populares as vão recolhendo com recurso a camaroeiros, chapéus de chuva ou com as próprias mãos, por exemplo. Celebra-se, ainda, a famosa Dança dos Mancos, em que os populares dançam, no interior da capela, fingindo-se de coxos.
No centro da cidade, pode desfrutar do que o Jardim do Rossio tem para lhe oferecer. É um dos principais locais turísticos da cidade e localiza-se junto aos canais Central e das Pirâmides.
É composto por uma zona verde, um parque infantil e um pequeno anfiteatro. O Jardim do Rossio é palco de vários eventos festivos tradicionais, tais como a Feira de Março, as feiras de artesanato, a feiro do livro, entre outros.
É a ponte mais antiga de Aveiro e está localizada no canal de São Roque. Foi construída em 1953, sendo uma das pontes utilizadas na travessia dos canais da ria de Aveiro. De cor amarelada e ornamentada com balaústres e o brasão da cidade, a ponte possui 30 degraus.
É o local perfeito para apreciar o pôr-do-sol.
De fachada barroca, a Sé Catedral de Aveiro foi instalada num antigo convento dominicano, do qual restou apenas uma parede de pedra talhada.
As colunas salomónicas do portal suportam as três figuras alegóricas do frontão e remate, compostas pela Fé, a Esperança e a Caridade, que envolvem o brasão da Ordem Dominicana. A nave da igreja, com abóbadas de aresta, é ladeada por seis capelas de períodos diferentes que comunicam entre si.
No largo em frente à Sé de Aveiro encontra um bonito cruzeiro gótico-manuelino.
O Museu de Aveiro, situado no antigo Convento de Jesus, é uma das atrações da cidade de Aveiro. O edifício ainda mantém alguns espaços da sua anterior condição conventual.
Este museu tem uma das mais importantes coleções de arte sacra de Portugal. A sua biblioteca acolhe um espólio rico, dividido em dois núcleos: um com livros mais antigos e outro com publicações mais recentes. É palco frequente de exposições temporárias.
O túmulo da Princesa Santa Joana é o ex-libris do museu. Foi encomendado por D. Pedro II e é considerado uma obra-prima da arte barroca.
Se procura descanso, dirija-se ao Parque Infante D. Pedro, que é a maior área verde de Aveiro. Situa-se em redor de um grande lago central, cruzado por várias pontes.
Possui um coreto de Arte Nova tardia, escadaria com fonte, cascata e alguns painéis de azulejos, bem como Avenida das Tílias e Casa de Chá.
Neste parque, que também é conhecido por Parque da Macaca, pode encontrar uma grande variedade de árvores e de tílias, que fazem parte de uma maravilhosa coleção botânica. É um ótimo espaço para realização de desporto e tem mesas e bancos em cimento, ideal para fazer piqueniques.
As duas capelas geminadas, construídas em homenagem aos dois santos, são o que resta do Convento de Santo António.
O convento passou por várias obras de reforma e reconstrução ao longo dos séculos. Foram aplicadas talhas douradas no retábulo da capela-mor, ampliados os espaços da igreja, aplicados azulejos e edificado um claustro, por exemplo.
Situam-se no centro de Aveiro e são um dos pontos turísticos da cidade, destacando-se a beleza das fachadas protobarrocas.
Outros destinos: descubra as maravilhas escondidas nas cidades de Lisboa, Peniche, Estremoz, Évora, Faro, Silves e Funchal.
Veja, ainda, na PROTESTE CASA, os apartamentos, estúdios, moradias e terrenos em Aveiro, para arrendar ou comprar.
Explore mais destinos no centro do país, através do guia prático da DECO PROTeste