Mudou recentemente o pavimento da sua casa para um chão flutuante? Saber fazer a manutenção de forma adequada é meio caminho andado para que este dure muitos anos. A limpeza é também bastante importante na manutenção do pavimento flutuante.
Conheça os cinco conselhos para preservar o seu chão.
Para prevenir o desgaste do soalho, use proteções de feltro ou borracha nos pés dos móveis e cadeiras. Assim, estará a evitar que o chão fique riscado ou danificado.
Cubra as zonas de passagem mais frequente com tapetes, principalmente em locais com cadeiras com rodas, de forma a evitar o desgaste de determinadas zonas do chão.
Para uma limpeza adequada, passe o aspirador para remover o pó e as sujidades. Com uma esfregona bem espremida, pois a água pode infiltrar-se nas juntas do pavimento, e um detergente suave, lave o pavimento pelo menos uma vez por semana. Use sempre produtos recomendados pelo fabricante.
Após limpar o piso, seque-o com um pano limpo e seco, para evitar manchas ou danos causados por excesso de humidade.
Se sujou o seu chão flutuante com tinta ou graxa de sapatos, por exemplo, aplique um pouco de acetona ou aguarrás com um pano.
Evite esponjas abrasivas que poderiam danificar a superfície.
O pavimento flutuante é sensível à luz solar, podendo, após uma exposição excessiva, perder a cor. Desta forma, se a sua casa tem muitas janelas expostas ao sol, utilize cortinas ou persianas para proteger o pavimento.
Veja, ainda, como escolher o melhor pavimento flutuante para sua casa.