Formigas, baratas, melgas, mosquitos, etc. São vários os bichos indesejados que podem entrar na sua casa. Lidar com uma praga é sempre desconfortável e trabalhoso, por isso, a melhor solução é mesmo tentar evitá-las.
Siga os conselhos para prevenir a entrada destes pequenos animais no seu lar.
A comida é uma das principais atrações para insetos e roedores. Por isso, deve manter os alimentos em recipientes hermeticamente fechados, principalmente cereais, farinha e sementes. Tente eliminar, ao máximo, os sacos e as caixas de cartão.
Se tiver frutas e vegetais maduros, deve guardá-los no frigorífico, pois são um dos piqueniques preferidos destes intrusos.
As pragas, muitas vezes, escondem os seus ovos nas caixas que estão nos supermercados. Por isso, preste especial atenção a todas as mercadorias que traz para casa.
Despeje o lixo diariamente, pois este pode tornar-se o paraíso para os "amigos" indesejados. Certifique-se, ainda, de que o seu balde do lixo está limpo, sem restos de alimentos.
Nas arrecadações, sótãos ou despensas, onde, regra geral, se guarda bastante tralha, faça limpezas constantes e deite fora o que já não precisa. São locais bastante propícios para o aparecimento de pragas.
Siga as dicas para se desfazer da tralha em casa.
Estes bichos não precisam de portas e janelas escancaradas para entrarem na sua habitação. Basta apenas que haja fendas ou pequenas aberturas nas paredes, janelas ou portas.
Desta forma, invista no isolamento destas pequenas falhas e faça vistorias periódicas.
A comida dos cães e dos gatos, geralmente, está em tigelas no chão, o que pode atrair insetos. Por isso, abasteça-as só quando for a hora do seu animal de estimação comer, evitando que sejam um ponto de atração para as pragas.
Se tem um pequeno jardim ou terraço, e faz frequentemente churrascos, certifique-se de que deixa as grelhas limpas, sem restos dos alimentos que grelhou.
Há sempre quem entorne bebidas durante um convívio. Como tal, garanta que o chão é limpo de seguida, pois as pragas são atraídas pelo açúcar.
Aspirar e lavar o chão, limpar o pó dos móveis e manter as bancadas da cozinha sem migalhas e nódoas são pequenas ações que deve fazer, pelo menos, uma vez por semana. Uma casa limpa está menos propícia a ser invadida por bichos.
Certifique-se, ainda, de que não tem recipientes com água estagnada em casa ou no jardim. Troque, por exemplo, regularmente a água das plantas.
Deixar muitas luzes acesas, principalmente à noite, pode atrair melgas e mosquitos, por exemplo. Estes insetos procuram a luz, por isso, evite, ao máximo, ter focos de iluminação acesos desnecessariamente.
A par da comida, a procura por água é um dos objetivos destes insetos. Por isso, é importante evitar os focos de humidade em casa. Para tal, utilize desumidificadores na casa de banho, por exemplo.
Saiba como acabar com a humidade em casa.
Se vive num apartamento, o condomínio deve garantir a limpeza dos espaços comuns do prédio, evitando a acumulação de entulho, por exemplo. A má manutenção destas áreas pode ser o cenário ideal para a proliferação de pragas.
Se, ainda assim, for visitado por pragas, contrate uma empresa de desinfestação para que libertem o seu lar dessas visitas indesejadas.