Com dezembro a bater-lhe à porta, as crianças já contam pelos dedos os dias que faltam para o Natal. E porque não fazer essa contagem de forma divertida? Crie o seu próprio calendário do advento e encha-o de atividades e lembranças.
Veja como fazer um calendário em tecido e em cartão, usando materiais do dia-a-dia.
A primeira coisa a fazer é recolher todos os pedaços de tecido que tem guardados naquela “gaveta da costura”. Camisolas e panos velhos também contam. Ou, se preferir, compre feltro de várias cores. É um bom material para as decorações de Natal.
Utilizando um dos tecidos, de preferência o maior, faça uma base, recortando-o em forma de árvore de Natal, de estrela ou do que quiser.
Se for um tecido muito fino, poderá ter de reforçar a base, colando-o a um pedaço de cartão com a mesma forma.
Com os restantes tecidos, faça retângulos do mesmo tamanho. Como tem de esperar 24 dias do mês de dezembro até ao dia de Natal, deverá cortar 24 pedaços de tecido, de forma a completar o calendário do advento.
Com uma caneta de feltro ou em tecido, desenhe um número em cada retângulo até ter os 24 retângulos numerados.
Organize os retângulos por ordem crescente na base e cosa-os.
Deverá deixar o lado superior do retângulo por coser, visto ser por aí que vai colocar as surpresas para os mais novos.
Depois de coser os pedaços de tecido, o seu calendário do advento fica pronto. Falta apenas encher cada retângulo com guloseimas ou papéis com atividades.
Há, ainda, outra forma de fazer o seu calendário e, para isso, vai precisar de 24 meias velhas de todos os membros da família, uma corda e molas. Já está a ver onde vamos parar? Numere as meias de 1 a 24 e prenda-as, alinhadas, por ordem crescente, na corda, que deverá estar presa na parede. De seguida, encha as meias de cada dia com as lembranças que quiser.
Se não tiver tecidos em casa, guarde os cilindros de cartão dos rolos de papel higiénico. De preferência, 24 cilindros, um por cada dia do mês de dezembro até ao dia de Natal.
Dobre as duas extremidades dos cilindros para dentro, de forma a criar um pequeno cartucho. Pode pintá-los de várias cores, se quiser.
Desenhe em cada um dos cilindros de cartão um número de 1 a 24.
Depois, compre uma base de cartão ou cartolina, grande o suficiente para caberem os cilindros todos, e cole-os na base. Quando quiser colocar as surpresas de cada dia, é só abrir a extremidade superior do cilindro e enchê-lo de lembranças.
Ainda com rolos de papel higiénico pode fazer algo parecido com a imagem abaixo: colar as extremidades do cilindro a uma cartolina e fazer uma espécie de "porta" para cobrir a abertura que fica destapada.
Não precisa de colocar os rolos dentro de uma casa. Pode, por exemplo, fazer uma árvore de Natal em cartolina e colar assim os cilindros como se fossem as bolas de enfeite. Depois, em cada "porta", desenhe um número. Até pode cortar os cilindros do papel higiénico ao meio, antes de os colar, para que não fiquem tão compridos.
Está sem ideias para as surpresas que vão rechear cada um dos dias do mês? Existem várias atividades e lembranças divertidas que pode utilizar.
Um calendário do advento feito por si e pela sua família dará muito mais significado ao espírito natalício.