Bebendo das influências do Carnaval brasileiro, todos os anos, Loulé veste as suas plumas mais coloridas e sai a sambar pelas ruas. É um dos carnavais portugueses mais brasileiros e já conta com mais de uma centena de anos, sendo mesmo o mais antigo corso do país.
Visite o Carnaval de Loulé e vá vestido a rigor. O tema de 2024 é “À descoberta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, fazendo referência às metas da Agenda 2030, das Nações Unidas. E tem uma componente solidária: o preço da entrada reverte para as associações participantes no evento.
Aproveite, ainda, para visitar oito pontos turísticos de Loulé. Esta cidade algarvia, com influências árabes, caracteriza-se pelos seus tons neutros e claros e pelas chaminés em filigrana.
É o edifício mais emblemático de Loulé, devido à sua forte imagem arquitetónica. Adotou um estilo neo-árabe e insere-se na corrente artística Arte Nova. Destaca-se pelos contrastes do vermelho no branco e pelas cúpulas das torres localizadas nos cantos do mercado.
Foi construído na primeira década do século XX e, atualmente, conta com 26 lojas e 78 bancas de diversos produtos. O mercado municipal de Loulé desempenha um papel económico fundamental para muitas famílias do concelho.
Mesmo ao lado do mercado municipal, encontra a Câmara Municipal de Loulé e a Torre do Relógio, que preserva, na base, parte das muralhas medievais da cidade.
Em tons de azul-claro e branco, a torre do relógio, tal como o próprio nome indica, possui um relógio na fachada, mesmo por baixo do sino da torre.
No centro histórico da cidade, visite o Convento do Espírito Santo. Este monumento religioso foi a sede de uma comunidade de freiras franciscanas. No entanto, atualmente, alberga a Galeria de Arte Municipal, tendo também sido, até há pouco tempo, um estabelecimento de ensino, o Instituto Superior D. Afonso III.
Já à saída da cidade, encontra o Convento de Santo António, que está classificado como Imóvel de Interesse Público. Começou por ser a casa de uma comunidade de frades Capuchos da Província da Piedade, da ordem religiosa de São Francisco. Contudo, atualmente, serve vários propósitos culturais da cidade.
Loulé possuí três ermidas. Comece por visitar a Ermida da Nossa Senhora da Conceição. É uma construção do século XVII, com elementos característicos do Estilo Chão, pois possui uma plante de nave única e uma fachada sóbria. Sofreu vários trabalhos de recuperação e restauro, após ter ganho o Prémio Igreja Segura.
Conheça, de seguida, a Ermida da Nossa Senhora do Pilar, que foi edificada também no século XVII. É composta por uma única nave, pela capela-mor e pela sacristia. Destacam-se os azulejos do altar e a madeira pintada do teto e do retábulo. Atualmente, foi convertida num espaço funerário.
Por última, suba e vá ao encontro da Ermida de Nossa Senhora da Piedade, também conhecida como Santuário da Nossa Senhora da Piedade.
É considerada o maior santuário do Algarve e foi construída em 1553, no cimo de uma colina. É um influente local de peregrinação, no qual se realizam, na altura da Páscoa, celebrações em honra da Senhora da Piedade, a "Mãe Soberana".
De origem árabe, o castelo da cidade foi reconstruído no século XIII. Grande parte da muralha ainda é visível.
Já não existem vestígios da primitiva alcáçova (fortaleza de origem árabe ou moura), devido às reformulações que sofreu durante a Reconquista Cristã.
Possui várias torres e acolhe hoje o Museu Municipal de Arqueologia de Loulé, bem como a coleção da Cozinha Tradicional Algarvia. Visite o museu e aprecie as coleções de fragmentos da Idade do Bronze e de cerâmica romana.
A fonte das Bicas Velhas foi construída em 1887 e servia para fornecer água à população. Pensa-se que, no século XIII, servia para alimentar os Banhos Islâmicos da região.
Possui quatro bicas feitas da fundição de um sino da Igreja de São Clemente. Na fachada, pode observar o brasão com as armas de Portugal.
Depois de algumas remodelações, o tanque perdeu metade do tamanho que tinha e também foi retirado o tanque das lavadeiras.
Localiza-se junto do Castelo da cidade, no largo de Dom Pedro I.
Visite, também, a Igreja Matriz de São Clemente, construída no século XIII e caracterizada pelo seu estilo gótico, que tem sido alterado devido às remodelações na igreja.
É composta por três naves, onde se destacam os capitéis de folhagem muçulmana. No altar-mor, analise o retábulo de talha dourada do século XVIII, com imagens alusivas à época.
Aproveite para relaxar e descansar no Jardim dos Amuados. Foi construído há mais de 100 anos sobre parte do antigo cemitério e no adro da igreja matriz.
Pensa-se que o nome deriva do facto de ter bancos agrupados aos pares, costas com costas.
Está localizado no centro histórico de Loulé e é um excelente local para apreciar a vista panorâmica.
Outros destinos: Aveiro, Estremoz, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Peniche, Serra da Estrela, Silves e Torres Vedras.
Veja, ainda, na DECO PROteste Casa, os apartamentos, estúdios, moradias e terrenos em Loulé para comprar ou arrendar.
Descubra o que o sul de Portugal tem para lhe oferecer no guia prático da DECO PROteste.