DECO PROTeste Casa - taxas juro desceram fevereiro mas proximos meses serao instaveis
iStock

Taxas de juro desceram em fevereiro, mas próximos meses serão instáveis

Fevereiro de 2024 testemunhou a queda das taxas de juro do crédito à habitação, o que não se registava há quase dois anos. Mas prevê-se oscilações.

 

A taxa de juro dos créditos à habitação desceu, em fevereiro de 2024, para os 4,641 por cento. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a redução foi de 1,6 pontos percentuais face a janeiro do mesmo ano.

Já não se assistia a uma descida das taxas Euribor desde março de 2022.

Prestação média baixou em fevereiro de 2024

A prestação média também registou uma diminuição - a primeira em três anos -, estabelecendo-se nos 403 euros. Em fevereiro de 2024, a parcela referente a juros representou 62% da prestação média, mais 21% do que em fevereiro de 2023.

Porém, o capital médio em dívida para a totalidade dos créditos à habitação continua a subir, aumentando para os 65 158 euros, mais 368 euros face a janeiro de 2024.

Juros podem continuar a aumentar

As previsões para os próximos meses, segundo o especialista da DECO PROteste Nuno Rico, invertem o cenário registado em fevereiro. Espera-se possíveis "ligeiros aumentos nas médias mensais", em todas as maturidades da Euribor, especialmente na de 12 meses. No melhor dos cenários, poderá ocorrer uma estabilização das taxas de juro.

Assim, apesar das descidas sentidas em fevereiro de 2024, prevê-se que a evolução das taxas de juros sofra oscilações, continuando a registar valores bastante elevados, comparativamente aos que se verificava em 2023.  

Sabe como é composta a prestação mensal do crédito à habitação? Descubra.

Veja, ainda, o vídeo de Nuno Rico, especialista da DECO PROteste, e confirme as previsões para os próximos meses.