Alguns condomínios dependem totalmente do administrador. Por isso, o descanso deste pode causar alguns transtornos. Contudo, desde que a organização do condomínio seja acautelada com a devida antecedência, não há motivo para que a ausência do administrador seja um problema.
Se é administrador do seu condomínio, siga as 3 dicas da DECO PROteste Casa para um período de férias tranquilo.
De qualquer forma, saiba que, quando existe alguma emergência ou reparação indispensável e urgente, na ausência do administrador, legalmente, nada impede que outro condómino tome a iniciativa de resolver o problema.
Conheça alguns dos direitos e deveres dos condóminos
No que diz respeito às questões administrativas e burocráticas, se a gestão do condomínio estiver organizada e em dia, não existe razão para deixar assuntos pendentes para a época de férias. Os recibos têm de estar entregues, as quotas cobradas e sem atrasos, e as contas pagas ou com pagamentos agendados.
Se existirem funcionários do condomínio, como jardineiro ou porteiro, também as férias destes devem ser planeadas e encontrados profissionais que os substituam, caso seja necessário, garantindo a organização, limpeza e segurança do prédio.
Existem soluções que, com a devida antecedência, o condomínio poderá adotar para que a falta do administrador não se faça sentir.
Precisa de marcar uma reunião de condomínio? Saiba como fazê-lo em 5 passos
Se nenhuma das opções anteriores for adotada e não houver substituto designado, a administração do condomínio pode também recorrer ao apoio de uma solução de gestão online, às qual os moradores podem aceder e verificar o estado da gestão ou comunicar qualquer tipo de ocorrência que achem relevante.
Desta forma, o administrador será sempre informado do que se passa no condomínio, através de mensagens ou e-mails, e, à distância, pode tentar resolver tudo o que achar pertinente.
O condomínio é administrado por uma empresa? Saiba como reclamar em caso de problemas