Num só documento está reunida a informação integral sobre as características de um imóvel. A caderneta predial é, assim, uma espécie de "bilhete de identidade" ou "cartão de cidadão" dos imóveis, com toda a informação importante no que diz respeito aos impostos a pagar.
Se for o proprietário do imóvel, pode obter este documento rapidamente. Basta fazer uma pesquisa em “caderneta predial” no site da Autoridade Tributária e Aduaneira e clicar em “aceder”.
Ser-lhe-á pedido o registo no portal das Finanças. Aí terá acesso à lista de imóveis registados nas Finanças em seu nome. Selecione aquele que lhe interessa.
O acesso ao documento é gratuito e pode imprimi-lo ou guardá-lo no computador.
Caso o imóvel faça parte de uma herança indivisa, o cabeça-de-casal tem de pedir uma palavra-passe para ter acesso através do número de contribuinte da herança, uma vez que a caderneta predial só está disponível para o(s) proprietário(s) do imóvel.
Após seguir o link "Consultar património predial", encontrará "caderneta predial"; clique em "caderneta". Ela estará disponível imediatamente.
A informação vai variar de acordo com o tipo de imóvel a que se refere. Por exemplo, tratando-se de uma fração autónoma , o que vamos encontrar no documento é o seguinte:
São várias as situações em que a caderneta predial pode ser necessária:
Os impostos mais importantes serão o imposto municipal sobre imóveis (IMI) e o imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT).
A referência para o valor desta tributação é o valor patrimonial tributário do imóvel, que pode não estar atualizado. Esta situação pode levá-lo a estar a pagar imposto a mais. Uma simulação na ferramenta Pague Menos IMI, da DECO PROTeste, pode ajudá-lo a conferir a situação.
Para cálculo do IMT pode recorrer ao simulador deste imposto.